12 janeiro, 2016

Sopa de Tomates Defumado e Manjericão

Olha ai, o primeiro post de 2016!

Férias doce férias, mas acreditem, não botei meus pés pra fora de casa. Ó vida!

E apesar de estar em fase de reeducação alimentar, resolvi não deixar de postar receitas engordativas por aqui, afinal, o que o coitado do blog tem a ver com minha gulodice né não?!

Mas minha cozinha anda um pouco parada aqui esse mês, estou tentando não cozinhar muito pra não ter vontade de provar. Ando só nas frutinhas, legumes e alimentos de baixa caloria.

Queria muito fazer um post ainda esse mês e andei fuçando algumas receitinhas que fotografei e acebei encontrando a dessa sopa que é "arrasadora" de boa!

Essa belezura saiu tendo como inspiração uma receita do Jamie Oliver de Sopa de Tomate com Pimentões Defumado. Mas como queria que a pirralhada experimentasse e sei que eles odeiam pimentão, resolvi defumar o próprio tomate.

É uma sopa super levinha e que apesar desse calor insano que anda fazendo (está chovendo ha três dias mas o calor continua) é super reconfortante e te deixa feliz, feliz! Fora que é de baixa caloria (adoro!)

POR QUE COMER TOMATES?

Benefícios do Tomate na Prevenção do Câncer: Os Tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. Embora os tomates estão sendo vinculado a vários tipos de prevenção do câncer, eles também tem efeitos sobre o câncer de próstata. O fito-nutriente alfa-tomatina tem sido comprovado que alterar o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata.
Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens ajuda a reduzir os riscos de câncer de próstata em 40%. devido um antioxidante chamado de licopeno que também ajuda na prevenção do câncer no pâncreas. Além disso, O Tomate também têm sido associados com a prevenção do câncer de pulmão em vários estudos.
Tomate é Rico em antioxidantes: Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos são: Vitamina Cvitamina A e beta-caroteno. Ele também contêm boas quantidades de Manganês e vitamina E. No entanto, ele é rica em licopeno, um composto antioxidante que torna uma estrela real no grupo dos antioxidantes. O licopeno está associada à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, possui propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda na prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.
Benefícios do Tomate Para o Coração: licopenoVitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrado no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhora os perfis sanguíneos de gordura.
Tomate Melhora a Saúde Óssea: Os Antioxidantes como o licopeno pode ser essencial na manutenção dos ossos, porque ajudam a prevenir o estresse oxidativo nos ossos. Os altos níveis de Potássio encontrado no tomate pode também promover a boa saúde dos ossos.
Tomate é um Agente Anti-inflamatórios: Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes. os vegetais com níveis elevados de antioxidantes são considerados por ser benéficos para a inflamação nos órgãos.
Tomate é Ricos em Potássio: Os Tomates são ricos em Potássio, uma vitamina encontrada frequentemente deficientes na dieta humana. Níveis baixos de Potássio têm sido associados com a hipertensão arterial, doença cardíaca, derrame, artrite, câncer e distúrbios digestivos.
Tomate Melhora a Saúde dos Olhos: Pesquisas já ligaram os antioxidantes presente no tomate com redução do risco de degeneração macular. pois, o licopeno e a vitamina A tem efeitos positivos sobre os olhos.
Benefícios do Tomate Para os Diabetes: Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.
Doença de Alzheimer: Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.
Vai pensar ainda se faz essa incrível sopa ou não??

SOPA DE TOMATES DEFUMADO E MANJERICÃO



Ingredientes:
14 tomates maduros
2 dentes de alho picadinhos
1/2 cebola roxa ralada
500ml de caldo de frango ou legumes (de preferência caseiro)
1 colher de sopa de páprica doce
1 colher de café de açafrão da terra
1 colher de café de pimenta dedo de moça bem picadinha (sem sementes)
1 colher de sobremesa de aceto balsâmico reduzido
um bom punhado de manjericão
Sal, azeite e pimenta do reino

Faz Assim: Defumando os tomates. Lave bem os tomates e seque com um pano limpo. Acenda as 4 bocas (ou 5 ) do seu fogão e coloque um tomate sobre cada uma delas. Com o auxilio de uma pinça, vá virando os tomates para que fiquem bem pretinho de todos os lados. Conforme for tirando os que ja estão prontos, vá colocando dentro de um saco de congelar e deixe a abertura do saco vedada. Faça isso com todos os tomates (pode colocar todos dentro do mesmo saco). Esse descanso dos tomates já tostados dentro de um saco ajuda na hora de sair a pele sem problemas. Quando todos estiverem prontos e ja descansados, coloque dentro de uma peneira e, embaixo da torneira, vá tirando toda a pele com o auxilio das mãos. Ele fica limpinho e defumado! Corte os tomates ao meio e tire as sementes. Reserve.

Numa caçarola, refogue o alho e a cebola no azeite. Junte os tomates picados, a páprica, o açafrão, sal e a pimenta. Refogue por uns dois minutos. Junte o caldo e deixe fervendo em fogo médio por uns 20 minutos. Transfira tudo para um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Volte a sopa a panela e junte o aceto balsâmico e as folhas de manjericão rasgadas grosseiramente com as mãos. Ferva por mais uns 10 minutos em fogo brando e corrija os temperos se necessário. Sirva imediatamente!

Para acompanhar: Fiz umas torradinhas simples de pão francês com gruyére por cima, ótima combinação com a sopa!

DICA: Se quiser fazer sua sopa virar um belo creme, depois de bater, acrescente 300ml de creme de leite fresco e deixe ferver por uns 15 minutos!

- Você pode também, ao invés de colocar as folhas inteiras de manjericão na sopa, fazer um "pesto" com a erva, sal e azeite. Coloque um punhado desse pesto no centro do prato ja com a sopa. Maravilha!

- Quer dar um up sem se preocupar com as calorias? Frite cubinhos de bacon e coloque sobre a sopa ja no prato de servir. Cruzes!

Ai, ai, já me deu fominha. Acho que vou fazer hoje pra janta. E se você fizer também, me conte como ficou!

Beijinhos

Carol

Um comentário:

Polly Dias disse...

Adorei esse receita, vou fazer e te conto o resultado!!! hummm