Em 2016 pretendo implantar muitas mudanças aqui no blog da Cozinha Autoral.
Uma delas vai ser passar pra vocês muitas das técnicas e bases de cozinha que aprendi na escola e ao longo desses anos. Acho bacana passar pra quem é leigo no assunto os termos técnicos, formas de cocção e bases clássicas da cozinha numa linguagem mais simples e que todo mundo entenda, sem modismo ou gourmetização.
É muito legal a gente entender a estrutura dos pratos que comemos e gostamos.
Hoje vou falar pra vocês do ROUX. Resolvi explicar um pouco sobre esse preparo clássico pois já vi algumas pessoas confundirem o ROUX em si com o molho branco. E não é bem assim!
O que é o ROUX?
O ROUX é uma preparação francesa que serve de base para molhos, sopas, cremes e guisados. Consiste em colocar manteiga numa panela, deixar derreter e juntar a mesma quantidade de farinha de trigo de uma única vez e cozinhar mexendo com um fouet até obter um creme espesso e homogêneo.
A proporção do ROUX é 50% gordura + 50% amido + cocção
Normalmente se usa manteiga sem sal (crua ou clarificada) e farinha de trigo.
O ROUX deve sempre entrar nas produções da seguinte maneira: ROUX frio em líquidos quentes e ROUX quente em líquidos frios.
Dependendo do tempo de cocção do ROUX, você terá cores e sabores diferentes e distintos, de acordo com o avanço da caramelização do amido. E sempre tenha em mente que quanto mais claro (menos cozido) o ROUX tem mais capacidade espessante e quanto mais escuro (maior tempo de cocção) essa capacidade de espessar vai diminuindo,
Sempre que você adicionar ROUX a um líquido, você deve cozinhar essa preparação por pelo menos 5 minutos, para que todo sabor da farinha crua desapareça.
Nós classificamos o ROUX em 4 tipos distintos: Branco, Amarelo, Escuro e Negro
Branco (blanc): Cozinhe aproximadamente 3 minutos ( a partir da adição da farinha). em fogo baixo e sem parar de mexer. ou até que adquira uma coloração marfim. O mais usado para fazer Bechamél e velouté.
Amarelo (blond): As mesmas instruções acima com 2 minutos a mais de cozimento (5 no total) até que fique dourado claro. O mais usado para sopas e guisados.
Marrom (brun): Continue o cozimento após os 5 minutos acima até que o roux adquira ua colocação dourada escura e tenha aroma de oleaginosas tostadas (avelã, amendoas, nozes). Para molhos mais suaves e sopas mais finas.
Negro (brun): É a etapa final, um ponto antes de queimar (não deve soltar fumaça). Se isso acontecer, despreze e faça de novo. Tem uma coloração marrom bem escura, quase negra. Para preparações bem específicas.
Faltou o negro na foto - Foto by Rouxbe
Sempre pense bem em qual preparação você irá utilizar o ROUX pra saber o quanto poder espessante ele precisa ter. Use essa tabelinha pra ficar mais claro pra você:
Roux Branco - 100%
Roux amarelo - 80%
Roux Marrom - 50%
Roux Negro - 20% a 30%
O ROUX pode ser preparado com antecedência e guardado sob refrigeração até 4 dias.
Como fazer o ROUX?
Lembre-se sempre que as quantidades são 50/50 de manteiga e farinha (exemplo: 50g de manteiga para 50g de farinha de trigo).
Coloca-se a manteiga numa panela e leve ao fogo. Assim que derreter, junte a farinha de uma vez e mexa sem parar com um fouet. O tempo de cocção depende de qual tipo de ROUX irá usar. Ele pronto, use para espessar o prato que você for fazer.
Para ilustrar melhor, vou colocar aqui a preparação mais clássica onde usamos o ROUX, o Molho Bechamél (molho branco).
BECHAMEL CLÁSSICO
Esses pedacinhos no molho é cebola, não vai no bechamel clássico mas como gosto coloquei no meu!
Ingredientes:
50gr de manteiga sem sal
50g de farinha de trigo
300ml de leite frio
sal
pimenta do reino
nós moscada
2 folhas de louro
Faz assim: Faça a receita do ROUX branco acima (cozinhe por 3 minutos). Acrescente à panela o leite frio e as folhas de louro e vá mexendo com um fouet até começar a engrossar. Deixe o fogo médio, coloque os temperos a gosto e cozinhe por uns 5 minutos ou até sumir por completo o gosto da farinha crua. Está pronto!
Espero que tenha esclarecido pelo menos um pouquinho pra vocês o que é o ROUX.
Mas caso vocês tenham dúvidas, escrevam pra mim no cozinhaautoral@gmail.com que terei o maior prazer em ajudá-los!
Beijinhos
Carol
Um comentário:
Carol, já faz tempo que queria comentar neste post! Adorei esta nova empreitada do blog. Achei super bem explicado e pelo menos vi que fazia a coisa quase certa (kkk). Pelo menos para fazer béchamel, fazia roux quente com leite frio. Só não tinha ideia das proporções da manteiga e farinha, bom, aprendi!
Continue viu Carol! Foi um post muito legal.
Fabiola
Postar um comentário