02 outubro, 2015

Informativo Semana Mesa SP - Inscrições Abertas para Concurso de Startups Gastronômicas

Inscrições abertas para concurso de startups gastronômicas
Primeira edição do Mesa Aposta busca novos empreendedores e ideias para fomentar setor




O mercado gastronômico ganha este ano um concurso para revelar novos empreendedores e projetos voltados para o setor. O Mesa Aposta terá um júri formado por especialistas em inovação e economia criativa para selecionar as startups mais promissoras, que terão oportunidade de exposição ao público e uma rodada de negócios para atrair possíveis parceiros e investidores. Os vencedores serão anunciados em 29 de outubro no palco do Mesa Tendências, o maior congresso de gastronomia da América Latina, que faz parte do Semana Mesa SP – evento que reúne aulas, palestras, degustações e jantares magnos com chefs estrelados de diferentes países em São Paulo. O período de inscrições vai até 5 de outubro.
Com inscrições gratuitas por meio do site www.semanamesasp.com.br, o empreendedor deve escolher a categoria entre as opções: Sustentabilidade, Distribuição/cadeia produtiva, Saudabilidade, Educação e Mobile. Também deverá produzir um vídeo de apresentação, com até três minutos de duração, sobre o projeto. Os projetos serão avaliados pelo júri, um comitê anjo composto por representantes de instituições e empresas de destaque no mercado, que vai analisar a capacidade de execução, viabilidade econômica e inovação dos projetos.

O Mesa Aposta procura iniciativas arrojadas, com atuação física ou digital, em fase de ideia, projeto, teste, lançamento ou início de atividade nas áreas de comércio, indústria, serviços, ONGs e educação.  Os projetos serão pré-avaliados pela comissão julgadora nos quesitos: Inovação, Planejamento, Efetividade na Solução de um Problema, Capacidade de Execução, Viabilidade Econômica e Replicabilidade.  Serão selecionados 15 finalistas e estes farão uma apresentação presencial na rodada de negócios com o comitê anjo e exposta a uma votação popular durante o  Semana Mesa SP, que acontece na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza, em São Paulo, entre 27 e 29 de outubro.

Dentre os 15 finalistas, serão eleitos três vencedores e outros cinco destaques, que poderão pertencer ou não a uma mesma categoria. Os três vencedores  ganharão consultoria especializada das empresas e instituições participantes no comitê anjo, prêmios dos apoiadores da Semana Mesa SP e destaque em reportagem exclusiva na revista Prazeres da Mesa.  Ao 1º colocado serão oferecidos ainda a oportunidade de apresentação da sua ideia ao público profissional por meio de talk show no palco do congresso Mesa Tendências e um pacote de publicidade gratuito nos veículos da Editora 4 capas.


Sobre a Semana Mesa SP
Semana Mesa SP – maior evento de gastronomia do Brasil – estreia sede no Centro de São Paulo e dedica programação de 2015 às inovações na cozinha. De 27 a 29 de outubro, dezenas de chefs de diferentes países e regiões do país reúnem-se na Etec Santa Ifigênia – Centro Paula Souza - para discutir o tema “A nova gastronomia: compartilhando inovação, conhecimento e paixão”. Entre os convidados deste ano, estão o russo Vladimir Mukhin (23º melhor do mundo pela revista Restaurant), que vem ao Brasil pela primeira vez, o peruano Virgílio Martinez (4º melhor do mundo e 1º da América Latina) e o brasileiro Alex Atala (9º melhor do mundo e 3º da América Latina).
Ao palco do Mesa Tendências – maior congresso de gastronomia da América Latina – sobem anualmente os principais pensadores e profissionais da cozinha mundial. Este ano, participam os argentinos Fernando Rivarola e Gabi Lafuente (El Baqueano, 15º da América Latina), a colombiana Leonor Espinosa (Leo Cocina y Cava, 49º da América Latina) e os brasileiros Tereza Paim (Casa de Teresa – Bahia); Jeferson Rueda e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça – São Paulo); Flávio Miyamura (Miya – São Paulo); Manu Buffara (Manu – Curitiba); Morena Leite (Capim Santo – São Paulo), Thiago Castanho (Remando do Peixe – Belém Pará), Felipe Schaedler (Banzeiro – Manaus), Rodrigo Oliveira (Mocotó – São Paulo), Lia Quinderé (Sucré – Fortaleza) e Tsuyoshi Murakami (Kinoshita – São Paulo), entre outros.
Por sua vez, o Mesa ao Vivo reúne cozinheiros em debates, aulas e demonstrações culinárias em tempo real para o público. Quem visitar o evento poderá assistir a palestras de chefs como Leonardo Paixão (Glouton – Minas Gerais), Renata Vanzetto (Marakuthai – São Paulo), Renata Braune (La Reina Deli Bar – São Paulo), Alain Poletto (Bistrot de Paris – São Paulo), Fábio Vieira (Micaela – São Paulo) e Marcelo Corrêa (Jiquitaia – São Paulo), para citar alguns exemplos. Toda a programação oferecida ao público se transforma em material editorial pelas mãos e lentes dos repórteres da revista Prazeres da Mesa, concluindo assim, in loco, uma publicação especial que irá às bancas logo após o evento.
Também fazem parte das ações do evento Semana Mesa SP o “Mesa na Cidade” – roteiro pelos mais emblemáticos pontos gastronômicos no Centro de São Paulo e Jantares Magnos que colocarão, na mesma cozinha, chefs de restaurantes conceituados na capital paulista ao lado de chefs de outros estados e países, para juntos criarem um menu especial -; o“Farofa” – feira de produtos trazidos de diversos lugares do Brasil, barracas de chefs e Food Trucks que oferecerão comidinhas por preços democráticos. 



Serviço:
Semana Mesa SP - www.semanamesasp.com.br
De 27 a 29 de outubro
Centro Paula Souza 
Rua General Couto Magalhães, 90 - Santa Ifigênia 
São Paulo - SP 
Tel.: (11) 3324-3355

Nenhum comentário: