16 outubro, 2015

Coletivo Gastronômico - Massa Base para Pão Caseiro

E lá vamos nós para mais um coletivo!!

E nesse mês um tema que ainda é um pouco complexo para alguns, pão caseiro! 

Eu AMO fazer pão. Acho calmante, terapêutico e testa minha ansiedade, já que temos que esperar a linda massa crescer a seu tempo. E fazer na mão, no "muque" mesmo, acho que essa é a graça. Sei que muita gente ama a famosa máquina de pães e até acho bacana quem curte, pois eu não me dei bem e, na verdade, não vejo graça em deixar uma máquina fazer o trabalho mais bacana da receita que é literalmente "botar a mão na massa". 

Enfim, entre tantas e inúmeras receitas de pães doces e salgados, escolhi o básico, pois talvez para aquelas pessoas que estão começando agora a se aventurar na cozinha, ou pelo menos nos pães, tenho pra mim que ter uma receita base nas mangas é o primeiro passo. E esta faz muito bem esse papel. 

Receita fácil, sem ingredientes complicados e que, dela, você pode tirar mil e uma variáveis, basta ser criativo!

Caderno e caneta na mãos!

Pão Caseiro Básico


Ingredientes:
1 copo de óleo
1 copo de leite de morno
1 copo de buttermilk*
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de café de sal
50gr de fermento biológico fresco ou 1 envelope do seco
3 ovos
Farinha de Trigo até dar ponto (+ ou - 1 quilo)
1 gema de ovo e azeite

Faz assim: Em uma tigela, dissolva o fermento no açúcar (o fermento fresco, para quem não sabe ou nunca fez, derrete em contato com o açúcar, basta você quebra-lo, juntar o açúcar e ir amassando com uma colher. Ele derrete completamente). Se for o seco, faça o mesmo processo, a única diferença é que ele não derrete como o fresco, as bolinhas ficaram intactas, apenas misture-o ao açúcar. Adicione o leite morno, misture bem e deixe descansar por 15 minutos.


Enquanto isso, faça o buttermilk, que nada mais é do que leite encorpado com algum liquido ácido. Meça um copo de leite e junte suco de 1 limão thaiti. Mexa com um garfinho e deixe descaçando por uns 10 minutos. Ele fica bem grossinho. DICA: Em todas as receitas de bolo ou qualquer tipo de massa que levar leite,  substitua pelo buttermilk, sua receita ficará bem mais macia!

No liquidificador, coloque os ovos, o óleo, o buttermilk e o sal e bata por uns 2 minutos. Agregue essa mistura à tigela com a mistura do fermento. Misture com um batedor.

Aos poucos, vá acrescentando a farinha e mexendo sempre, até você perceber que já foi o suficiente para sovar sem grudar nas mãos. Na minha receita usei 1 quilo e mais umas 100g. 

Sove a massa por uns 5 minutos e deixe-a descansando numa tigela enfarinhada e coberta por um pano, num canto quentinho, onde não bata vento.

DICA: Se estiver um tempo muito frio ou úmido, enrole a tigela num cobertor fino e deixe descansar dentro do forno ou num local quentinho, que não bata vento. Isso ajuda muito a  massa a crescer.

ATENÇÃO: Não ha um tempo definido para esse descanso. Aprendi que o pão tem o tempo dele. O importante é que nesse primeiro descanso ele dobre de volume. As vezes uma hora basta, as vezes até três. Paciência, para que seu pão saia como o esperado, esse ítem é imprescindível!

Quando a massa dobrar de volume, é hora de dar o formato aos pães. Faça como mais lhe agradar, tranças, enrolado como um rocambole, redondo, em pequenas porções. Enfim, use sua imaginação. Eu gosto de fazer cortes na superfície do pão, depois que cresce fica bacana, mas isso é opcional também. Após dar o formato, ja coloque na assadeira que irá assar e deixe novamente dobrar de volume, da mesma maneira que da primeira vez, em local quentinho, coberto e longe do vento. E lembre-se, paciência!



Essa receita é uma massa base. Dela você poderá fazer pães doces e salgados. Se sua escolha for o doce, acrescente 4 colheres de sopa de açúcar a massa. Se sua escolha for o salgado, adicione uma a mais de sal.  E dai, fica a seu critério ou não recheá-lo com o que quiser! 

Nessa minha versão, fiz um doce e um salgado. 

Doce: O doce recheei com uma mistura de canela, chocolate ao leite ralado, açúcar mascavo e manteiga. Faz um creminho com esses ingredientes, sem medidas certas de cada um, vai de sua preferência. Abre a massa com um rolo e passa o creme por toda ela. Enrole como um rocambole e leve a assadeira para o segundo descanso.



Salgado: No salgado usei queijo do reino, orégano e maionese para o recheio. Abri a massa com o rolo, pincelei maionese em toda ela e distribui as fatias de queijo do reino. Polvilhe orégano e enrolei como um rocambole. Leve a assadeira para o segundo descanso.


Quando os pães tiverem crescidos, bata pincela-los com uma gema de ovo misturada com um pouco de azeite e levar assar em forno pré-aquecido a 200°C por uma hora.

Nos meus fiz assim: Pincelei os dois com essa mistura. No doce polvilhei bastante açúcar cristal. No salgado polvilhei bastante parmesão ralado. Mas você pode polvilhar com o que quiser! E se preferir a casquinha branca, não precisa pincelar a gema com o azeite, basta polvilhar um pouco de farinha de trigo e está pronto para assar também!



E pronto! Pães lindos e quentinhos!!

Essa massa é minha coringa, aquela que nunca dá errado e sempre fica excelente. Fica bem macia e parecendo um véu quando se quebra o pão com as mãos. Vale a pena te-la no caderninho de receitas!

Espero que gostem!

E claro, como sempre, temos mais estas maravilhas de Pães no Coletivo de Outubro, bora conferir?

Ana Cláudia na Cozinha - Pão de Mandioquinha
Cozinha da Gertrudes - Pão Delícia de Maça
Mosaico de Receitas - Schiacciatta de Cebola e Pimentão
Brie com Goiabada - Pão Trançado de Chocolate
Burburinho na Cozinha -Pão de Abóbora
Artes da Mel - Pão de Fubá
Gastronomia & + - Pão de Forma Versátil
Se Eu Fiz Você Faz - Pão de Leite
O Que Temos Hoje Elisa? - Pão com Peito de Perú e Bacon
Gordices - Pão de Leite Light
Better Call San - Pão de Nutella



Beijinhos

Carolina Biffi

4 comentários:

Carla Colombo disse...

Caraca que lindo! Eu tenho uma massa também que pra mim é coringa, mas depois dessas fotos fiquei em dúvida quanto a minha... kkkk E olha que é mara também hein! :)
Beijo!!!

Fabiola disse...

Ai meu Deus que fome!!! Carol que pão maravilhoso, tamanho família! Me fez lembrar muito de um pão que minhas tias sempre fazem com açúcar cristal por cima. O salgado ficou tão lindo por dentro! Parabéns padeira de mão cheia!
Fabiola

Unknown disse...

Ana Carol, muito legal esta massa e muito prático poder rechear com vários sabores... particularmente este de queijo reino heim... nossa nossa!!

SeEUfizVCfaz disse...

lindos pães Carol... de dar agua na boca... o lado salgado super me interessou...