Acho que TODAS que amam cozinhar ja tentaram ao menos uma vez na vida reproduzir uma receita de panetone.
O troço difícil esse de ficar gostoso viu, nossa!!
Vou ser bem sincera, mesmo com os Ofner, Kopenhagen e afins da vida, o meu predileto sempre foi o Bauducco, acho que não tem um com macies igual. Sabemos que ha muita química mas eu adoro e é sempre nesse que me baseio quando vou tentar uma receita.
E depois de anos na tentativa e decepção eis que novamente, esse ano, sai em busca da receita perfeita. Já joguei logo no Shimura pra ver se obtinha algum sucesso já que japa é um fera na arte dos pães.... e não é que dessa vez bombou!!
A receita é super fácil, não leva ingredientes cabalísticos e não é demorada, temos que entender também que cada massa tem seu tempo e um clima bem quente coopera muito pra isso!
Olha só:
MASSA BÁSICA PARA PANETONE
Ingredientes
Esponja
- 1 e 3/4 xícara(s) de chá de farinha de trigo (200 g)
- 4 tablete(s) de fermento biológico fresco ou 2 sachês de fermento seco granulado (20 g)
- 200 mililitro (ml) de água (200 g de água)
Recheio
- 300 grama(s) de uvas passas escuras
- 400 grama(s) de frutas cristalizadas ou,
- 500g de gotas de chocolate
Massa
- 6 e 3/4 xícara(s) de chá de farinha de trigo (800 g)
- 1 xícara(s) de chá de açúcar (180 g)
- 1 colher(es) de sobremesa rasa de sal (5 g)
- 1 colher(es) de sobremesa rasa de lecitina de soja (5 g)
- 9 gemas (180 g)
- 3/4 tablete(s) de manteiga (150 g)
- 3 colher(es) de sopa de leite em pó (40 g)
- 3/4 xícara(s) de chá de água (160 g)
- 1 colher(es) de sobremesa de essência de panetone (10 g)
Modo de preparo
Esponja
Misture todos os ingredientes. Deixe a massa descansar sobre uma superfície untada e coberta com filme plástico por cerca de 30 minutos.
Massa
Coloque em um recipiente fundo a farinha de trigo, o açúcar, a lecitina de soja, a gema, a esponja, e o restante da água. Acrescente o sal e depois a manteiga. Em seguida, bata a massa até atingir o ponto de véu. A massa vai ficar lisa e homogênea.
Nesse momento, adicione o recheio, misturando lentamente. Porcione a massa em cinco partes e deixe descansar por 20 minutos.
Nesse momento, adicione o recheio, misturando lentamente. Porcione a massa em cinco partes e deixe descansar por 20 minutos.
A seguir, modele a massa e a coloque nas respectivas formas. Deixe a massa fermentar até faltar um dedo da borda da forma.
Leve ao forno pré-aquecido a 160°C, por cerca de 30 minutos.
Rendimento: 5 panetones de 500 g cada. (no meu caso foram 3 de 500g e 6 de 150g)
Claro que não ficou irmão gêmeo do da Bauducco mas o resultado me surpreendeu bastante. Não fiz com a Lecitina de Soja pois aqui não dura nem 2 dias mas se sua intenção for vender ou fazer antecipado pra dar de presente não deixe de usar!!
COBERTURA: Fiz um glacê básico super simples só pra dar um tchan: Coloque um tanto de açúcar de confeiteiro numa tigela e esprema meia laranja. Misture e adicione água bem, bem aos poucos e vá mexendo ate ficar na consistência que você quer. Eu deixei ele bem durinho pra não ficar muito transparente e secar rápido. O gostinho de laranja fica incrível!! Decore a gosto!
Espero que tenham gostado e tentem a reprodução em casa!!
Beijokas
Carolina
3 comentários:
lindo demais, adorei
Hummmmmmmmmmm, que delícia!!!
Tenho minha receitinha predileta mas vou experimentar essa, depois te conto!
Bjuss!!!
Ana queridoca, ficaram lindos mesmo. Vou levar a receita pois certamente panetone caseiro tem outro gostinho, gostinho de amor! Boas festas e muitas bençãos para toda a sua família!
Beijos
Fabiola
Postar um comentário