01 novembro, 2014

O meu Baião de Dois

Pense numa pessoa que tem um pé na terrinha????

Apesar da descendência milanesa, tenho certeza absoluta que tenho algum antepassado lá pelas bandas do Nordeste, sou uma apaixonada pela culinária regional nordestina em geral. Creio eu que se morasse por lá teria o dobro do meu peso (vixxiii).

E um dos meus pratos prediletos, esse provindo do Ceará, é o Baião de Dois.

Comi pela primeira vez o prato lá no restaurante do Rodrigo Oliveira, o Mocotó e na semana seguinte ja estava reproduzindo em casa.

No dia que comi, o Rodrigo sentou com a gente na mesa e "meio" que passou a base do prato. Suficiente para eu reproduzir o meu que comecei a fazer sem pegar receitas por ai.

Por isso digo que é o MEU baião de dois. 

A receita é como todas as outras, mas são os pequenos detalhes que faço que creio que fazem a diferença.

Eu não tenho medidas dessa receita, faço como manda o evento no dia. Então vou passar uma média dos ingredientes, ok?

BAIÃO DE DOIS DA CAROL



Ingredientes:

1kg de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
200gr de feijão fradinho
200gr de feijão de corda
2 pacotinhos de queijo de coalho
3 xícaras de arroz cozido
3 colheres de sopa de manteiga bem cheia
1 colher de sopa de azeite
4 dentes de alho picadinhos
2 cebolas grandes cortada em cubinhos
4 tomates sem sementes cortado em cubinhos
Sal e pimenta do reino
Gersal
Azeite
Coentro fresco a gosto
Pimenta biquinho a gosto

Faz Assim: Eu faço toda a receita por partes. Acho que fica mais fácil estando tudo já preparado e depois só finalizar. Eu não costumo deixar a carne seca de molho pra dessalga pois não tenho paciência e as vezes decido fazer em cima da hora, então...Corto ela em cubos e levo ferver por 3 vezes, trocando a água a cada nova fervura. Isso já é o suficiente para dessalgar. Cozinho a carne na panela de pressão por 1 hora (veja se a sua já está bem macia senão deixe mais um pouco). Escorro e enquanto vou desfiando, já vou tirando toda gordurinha. Reserve a carne.

Cozinhe os dois feijões juntos, apenas com água, sal e umas duas folhas de louro. O feijão fradinho e o Feijão de corda tem o mesmo tempo de cozimento. Verifique o ponto após 20 minutos pois o feijão tem que estar macio porém firme. Se ainda estiver durinho demais, deixe mais um pouco. Escorra, passe em água fria e reserve.

Tire os queijos do palito e corte em quadradinho. Coloque numa frigideira antiaderente com um fio de azeite e grelhe dos dois lados, deixe bem douradinho. Faço em pequenas porções para que todos fiquem douradinhos dos dois lados por igual. Reserve.



Cozinhe o arroz como de costume, com os seus temperos. Tem que ficar bem soltinho e aldente também. Afofe ele com um garfo e reserve.

Eu faço o baião de dois em panela de barro, acho que dá um sabor especial além de ser lindo para apresentar na própria panela a mesa, mas use a que você tiver, 

Na panela, aqueça a manteiga com o azeite. Frite o alho e logo em seguida a cebola. Junte o tomate e a carne seca desfiada. Refogue por uns 3 minutos. Junte os feijões e o queijo coalho grelhado. Coloque nessa hora todos os seus temperos (menos a pimenta biquinho) sal, pimenta, o gersal, um pouco mais de azeite e o coentro picado. Mexa bem, deixe bem misturadinho. Cuidado com o fogo pra não queimar. E cuidado pra não mexer demais e começar a desmanchar os grãos de feijão. Por ultimo, acrescente o arroz e misture bem, Quando estiver bem quentinho, salpique mais um pouco de coentro fresco rasgado com as mãos, enfeite com as pimentas biquinho e regue azeite. Sirva imediatamente. Se tiver em panela de barro, leve a panela a mesa!!

ps* O Gersal é um tempero que pode substituir o sal, mas muito mais saudável. Como aqui o sal tem que ser reduzido por causa das "pressões" sempre coloco pouco sal e um pouco do Gersal pra dar mais sabor!

Receita maravilhosa, que faz sucesso e não dá trabalho. Basta uma salada e uma mandioquinha frita como acompanhamento. Ou sozinha mesmo, ja é perfeita!!

Façam e me contem!!

Beijokas

Carolina

Nenhum comentário: