16 janeiro, 2014

Sorvete Praliné de Aveia e Passas - by Technocolor Kitchen

Hey amorecos!!

Sumidinha básica por causa das férias, estou 24h em função da cria mais nova pois a mais velha está se esbaldando nos parques da Disney!!

Dei uma fugida, me tranquei no guarda-roupa e vim postar essa receita MARAVILHOSA da Pati Scarpin. O TK é um dos meus blog prediletos e sempre estou lá procurando por novidades. 

Quando comprei a sorveteira corri lá pra ver as belezuras e quando me deparei com este de Praliné fui fisgada na hora. Corri providenciar os ingrediente e fui pra cozinha!

Uma das receitas que mais amei da Pati, o sorvete fica SENSACIONAL, sucesso garantido principalmente com as crianças, que normalmente viram a cara pra coisas com uva passa.

Vale a pena e muito o teste e tenho certeza que essa receita vai virar hit do seu verão!!

Bora lá?



Sorvete Praliné de Aveia e Passas

Ingredientes:

Passas:
¼ xícara (60ml) de água
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
½ xícara (78g) de passas escuras
2 colheres (chá)s de uísque

Praliné de aveia:
¾ xícara (86g) de aveia em flocos
½ xícara (100g) de açúcar refinado

Sorvete:
1 xícara (240ml) de leite integral
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 pitada de sal
2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
¼ xícara + 2 colheres (sopa) - 70g - de açúcar mascavo claro – aperte-o na xícara e na colher na hora de medir
¼ colher (chá) de canela em pó
5 gemas grandes
½ colher (chá) de extrato de baunilha

Como Faz: Para as passas: aqueça a água e o açúcar numa panelinha. Junte as passas e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até que sobre apenas 2 colheres (sopa) de calda na panela, mais ou menos uns 5 minutos. Retire do fogo, junte o uísque e deixe esfriar completamente. Reserve.

Para o praliné de aveia: pré-aqueça o forno a 180°C. Forre uma assadeira com papel alumínio e espalhe bem a aveia sobre ele. Asse por 10 minutos, mexendo uma ou duas vezes durante esse tempo, até que a aveia toste levemente. Retire do forno e reserve. Espalhe o açúcar numa frigideira de fundo grosso, e leve ao fogo médio. Quando o açúcar começar a derreter e dourar nas extremidades, use uma espátula de silicone para mexer gentilmente, fazendo com que o calor do açúcar derretido umedeça o açúcar do centro da panela. Incline a panela levemente e misture até que todo o açúcar derreta e comece a dourar – assim que dourar bem, retire do fogo e imediatamente acrescente a aveia à frigideira. (reserve o papel alumínio pois será usado de novo).
Misture a aveia levemente, porém de maneira rápida, para que todos os flocos fiquem recobertos de caramelo. Despeje a mistura de volta ao papel alumínio espalhando o máximo possível. Deixe esfriar completamente e então pulse o praliné no processador ou coloque-o num saco plástico grosso e quebre-o em pedacinhos com um martelo de carne. Reserve

A base do sorvete: aqueça o leite, o açúcar granulado e o sal numa panela média. Numa tigela grande, misture bem o creme de leite fresco, o açúcar mascavo e a canela. Apóie uma peneira fina nas beiradas da tigela.
Numa outra tigela média, misture as gemas com o auxílio de um fouet. Vá derramando a mistura de leite quente sobre as gemas, mexendo sempre para que elas não cozinhem. Volte toda a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre com uma espátula de silicone, e ao mexer raspe o fundo da panela. Vá cozinhando até que a mistura engrosse e o creme cubra as costas da espátula. Passe o creme pela peneira, despejando-o sobre os ingredientes da tigela. Junte a baunilha e misture bem. Leve a geladeira por 3 horas e então prepare na sorveteira seguindo as instruções do fabricante. Nos minutinhos finais, quando o sorvete estiver quase pronto, acrescente o praliné de aveia e as passas.

Leve ao freezer até endurecer e pimba! Se divirta porque fica dos DEUSES!!!!!


E ai, o que acharam????

Beijinhos Doces

Carolina


Um comentário:

Silvia disse...

<se ve muy rico, Ana. Trataré de hacerlo en breve y te cuento.