02 junho, 2013

Inaugurando com Pão de Castanha do Pará e Chocolate

Não tem jeito né, quem ama cozinhar, ama pra sempre!! E desde de 2010, quando abandonei meu 1° blog que culinária, sempre dava saudades de postar minhas guloseimas!!
Eis que durante todo esse tempo, depois de muitas saudades das amizades que fiz e de muitas receitas pedidas, resolvi voltar com o blog. Mas não o antigo! Abandonei o Cerejinha e dei vida ao My Flavors (Meus sabores). Bloguinho mais clean, mais moderno e onde vou poder novamente mostrar minha vida como cozinheira!

Mas não pretendo ficar só nas receitas. Quem me conhece sabe que fiz o Curso Objetivo Chef na escola de cozinha Wilma Kovesi e lá aprendi muita coisa. Fora isso, com minhas pesquisas compulsiva nos livros e revistas do ramo, aprendi muita coisa e é isso que quero dividir com vocês, meu conhecimento. Não sou nenhuma chef sensacional mas sei que o pouco que sei pode e vai auxiliar muita gente na cozinha.

Sou defensora da máxima do Gusteau "Qualquer um pode Cozinha", basta querer e pra quem não sabe absolutamente nada, muita força de vontade!!

E é o que o My Flavors quer passar pra quem acompanhar, receitas fáceis, do dia a dia, com ingredientes simples, porém, com carinho, esses pratos podem ser transformados em grandes criações.

E para começarmos com o pé direito, vai aqui uma receita M A R A V I L H O S A de Pão com Castanha do Pará e Chocolate. Receita testada, aprovadíssima por todos aqui de casa e fácil. Bora botar a Mão na massa???

PÃO COM CASTANHA DO PARÁ E CHOCOLATE


Massa
1 colher(es) de sopa de fermento biológico
  • 1/2 xícara(s) de chá de açúcar refinado
  • 3/4 xícara(s) de chá de leite
  • 3 e 1/2 xícara(s) de chá de farinha de trigo
  • 1/3 xícara(s) de chá de margarina
  • 1 ovo inteiro

Recheio
  • 1/2 xícara(s) de chá de castanha-do-pará triturada
  • 1 e 1/2 colher(es) de sopa de margarina
  • 1 e 1/2 xícara(s) de chá de chocolate ao leite picado

MONTAGEM
  • 1 gema para pincelar
  • Castanhas picadas e chocolate picado extra para polvilhar sobre o pão, o quanto baste.

Modo de Preparo

Massa
Dissolva o fermento com um pouco de açúcar e o leite. Você pode usar o fermento seco também, se preferir. Deixe descansar durante dez minutos.Ponha a farinha em um recipiente, faça uma cavidade no meio e acrescente a mistura de fermento.
Adicione o açúcar e o leite restantes, a margarina e o ovo. Trabalhe a massa até que ela fique lisa. Cubra-a e deixe descansar até dobrar de volume. 

Dica: Massa de pão não tem horário, o tempo pra ela crescer vai depender de vários fatores: Se o tempo está frio, se está calor, a qualidade do fermento. As vezes na receita pede pra massa descansar por 2 horas e quando você vai ver a massa está na mesma. De tempo ao tempo. As vezes faço pão que só asso no dia seguinte. Não se prenda ao relógio. Uma boa dica é envolver a travessa com sua massa num cobertor, aquece rapidinho!

MONTAGEM

Abra a massa em um retângulo, aqueça um pouco a manteiga sem derreter por completo e pincele toda ela na massa aberta. Salpique a castanha e depois o chocolate. Enrole a massa como um rocambole, começando pelo lado maior do retângulo. Aqueça o forno a 180ºC.
Unte uma assadeira redonda com margarina. Corte o rocambole em fatias de uns 5cm cada e vá colocando uma do lado da outra na assadeira untada. Cubra e deixe descansar por 30 minutos.
Pincele com a gema e, opcionalmente, polvilhe castanhas cortadas grosseiramente e e chocolate picado. Asse por 45 minutos ou até dourar.


Esse pão fica demais, sério pessoal, massa úmida, mesmo no 3° dia ainda estava com a mesma consistência. Façam e me contem depois!!

Se ficou alguma dúvida ou quiserem me perguntar algo, só entrar na nossa página no Face e mandar sua dúvida:

Bjs

Carolina Andrade

15 comentários:

Anônimo disse...

Uau, começou com um pão, que já me conquista, e tão lindo!!!! Parabéns, que esse novo blog lhe traga muitas alegrias e amigos! Um beijo!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Oi Ve, que saudades!! Adorei ser vc no primeiro comentário!! Voltei! Beijocas

Renata Boechat disse...

Maravilhoso esse pão,

Belíssima inauguração

Felicidades e boas conquistas com o novo blog,

Abraço,
Renata

Unknown disse...

Obrigada Renata, seja bem vinda também!!!! Grande beijo!!!

Rosa disse...

Nã-nã-nã-ni-nã-não! Assim não vale! Recomeçar a contar a história dessa parte, jogando essa obscenidade culinária assim, na nossa cara? Agora o que que eu faço? Quando a minha cardiologista brigar comigo porque eu não abandono os carboidratos?

Essa receita - com certeza - vai dar muito boa sorte ao blog (já tô até vendo a corrida louca da mulherada até o mercado, atrás das castanhas, do chocolate, do fermento...

Parabéns pela escolha.

Beijos!

Laís disse...

Que cara ótima desse pão, pena que sou alérgica a castanhas =/

Boa sorte pra vc com o novo blog!

Abraços

Unknown disse...

Hahahhaha, e o meu endocrino então, vai me deserdar!!! Obrigada pela visita Rosa!!! Beijãio!!

Unknown disse...

Obrigada pela visita Lais, substitua por outra oleaginosa, tipo nozes, ou faça só com o chocolate, a massa é ótima!!! Beijinhos

Patricia Duwe disse...

Delicioso!! Realmente massa de pão não tem horário, paciência é necessária especialmente quando está frio, não adianta fazer em um dia que se está com pressa. Mas acho uma coisa maravilhosa fazer seu próprio pão e sentir aquele aroma perfumando a casa. Parabéns pelo blog. Bjs

Marcia Gullo Tiberio disse...

OOOOOOOOOiiiii, to aqui tbem..... nossa senhoras dos kilos em excesso.
cada foto uma grama.....kkkkkkkkkkkkkkk
Boa sorte no novo blog.
beijinhos querida inté.
Blog da GUllo

Unknown disse...

Pat, obrigada por vir me visitar!! Adoro fazer pão!! Volte sempre viu!! Grande beijo!

Unknown disse...

Eeeeee Marcita, beijocas!!!

Dani Oliveira disse...

Bela receita para inauguração do novo blog Carol!
Bem vinda novamente querida e muito sucesso.
Beijo Grande =)

Unknown disse...

Valeu Dani!!! Beijocas