06 junho, 2013

Berinjela da Nonna

Em rolinhos com mussarela, ela é alternativa mais leve e muito saborosa à tradicional lasanha parmigiana. Não à toa, virou hit em cantina três vezes por semana. Nonna Ângela, de 84 anos, prepara dez litros de molho em casa: ferve os tomates frescos, passa pela peneira para “tirar os fiapinhos”, refoga no alho (jamais cebola, “porque deixa o molho claro”), põe carne moída, finaliza com sal, uma pitada de açúcar e manjericão. Com ajuda, leva o panelão ao Don Pepe di Napoli, em Moema, em São Paulo. 
Há pouco mais de um ano viúva, ela passou a frequentar diariamente a cozinha e o salão do restaurante do filho. Seu maior sucesso com a clientela? A berinjela (quer dizer, há um empate técnico com a simpatia da velhinha).
Os napolitanos se gabam de terem criado a melanzane alla parmigiana, mas a verdade é que suas fatias de berinjela simplesmente são polvilhadas com farinha e depois fritas. A parmigiana autêntica, com berinjela mergulhada em ovo e parmesão, cheia de texturas, é típica do interior da Província de Salerno. De lá, mais exatamente da micro Santa Maria de Castellabate, vem Nonna Angela, com toneladas de experiência no assunto.
“Na Itália se comia muito pouca carne e eu, com nove anos, já fazia pasta com feijão, sopas e berinjela. Já fiz tanta berinjela! Por isso, às vezes mudo um pouco, ao invés de montá-la em camadas, enrolo”, conta ela.
Diferente da consistente lasanha, a versão em rolinhos é leve, igualmente fácil de fazer e pode desempenhar vários papéis em uma refeição italiana – antepasto, parte de um bufê, em porção generosa, até como prato único. Pode ser comida saindo do forno ou no dia seguinte. Ou no outro. Cai sempre bem.

Don Pepe di Napoli – Alameda dos Arapanés, 955, Moema,
São Paulo – SP. Tel.: (11) 5055-6626
Para saber os outros endereços acesse: http://www.donpepedinapoli.com.br/
Aqui em casa todos amam berinjela, menos meu pai que abomina o tal legume. Sei que todo mundo deve ter sua receitinha básica de Lasanha de Berinjela, mas essa da Dona Nonna, em rolinhos, além de divina, é mega fácil de preparar. Então, sem desculpas!!

Berinjela da Nonna



Ingredientes

- 1 berinjela bem grande finamente fatiada
- 200 g de mussarela fatiada
- 50 g de parmesão
- 400 ml de molho de tomate
- 2 ovos ligeiramente batidos com parmesão
- Farinha de trigo para empanar
- Óleo para fritar

Preparo

Passe as fatias de  berinjela na farinha de trigo. Passe depois no ovo batido com parmesão. Aqueça um bom tanto de óleo, o suficiente para que as fatias não encostem no fundo da frigideira. Frite as fatias, de duas em duas até dourar. Forre um refratário com molho de tomate e polvilhe parmesão ralado. Pegue uma a uma as fatias de berinjela fritas e sobre cada uma coloque uma fatia de muzzarela ou provolone e enrole como um rolinho.
Vá posicionando lado a lado cada rolinho, e cuide para que eles não abram.
Regue o molho de tomate por cima, polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno por alguns minutos até o queijo dar uma leve gratinada.

Dica - Procure fazer o legítimo molho a bolonhesa para essa receita, com tomates de verdade!! A diferença é gritante!! Logo mais postarei a receita de família do Molho de Tomates da MINHA Nonna!


E Bon appetit!!


Bjs

Carolina Andrade

2 comentários:

Rosa disse...

Sou absolutamente louca por berinjela! Aqui em casa faço o tempo todo, tenho uma receita de molho de macarrão com ela que é um desespero. A sua ficou digna de uma rainha - a bela senhora não deve nada à Elizabeth II, com certeza almoçou melhor que ela... Beijos!

Ana Carolina Andrade Santos disse...

Aqui também temos a receita da vó que é imbatível!! Mas essa n]ao fica atras!! É deliciosa mesmo!!! Beijocas rosa!