16 dezembro, 2015

COLETIVO GASTRONÔMICO - AMIGO SECRETO

Post de amigo secreto, quem diria!

E o Coletivo de Dezembro não podia ser mais legal! Um amigo secreto sem presentes, mas com uma linda homenagem ao nosso amigo! E o meu amigo, ou melhor, amiga não podia ser mais especial!

E quem foi a felizarda? Quem???? QUEM???????????????????

SANDRA PEREZ, SUA LINDA!! IS YOU!!

Mas amei ter te tirado Sandrinha, Ainda temos uma amizade bem amena, tímida, mas nos poucos momentos que passamos juntos ja deu pra ver que curtimos mesmo é uma bela bagunça não é não?!

E olha, foi bem difícil escolher a receita no Better Call San pra te homenagear, mas desde o começo sabia que tinha que ser um doce. Pra essa boleira e doceira de mão cheia não podia ser diferente. E doce pra mim é um desafio viu, não sou das melhores!

E ai pra homenagem ficar mais hardcore ainda, escolhi uma receita que tem uma técnica que nunca consegui fazer perfeitamente, o temido suspiro sequinho!

Já adivinhou a receita???? PAVLOVA, claro! Quando bati o olho na receita PAVLOVA DA PAIXÃO no seu blog não tive dúvidas. Acho uma sobremesa tão linda, tão saborosa que me apaixonei!

A princípio iria fazer exatamente como a sua, mas resolvi dar uma incrementada pra te dar um presente digno de natal! 

Sandra, que você tenha um natal mais que incrível, cheio de amor e carinho e que em 2016 possamos estreitar ainda mais esse laço de amizade que tem tudo pra dar muita risada!! Adoro você!

PAVLOVA CÍTRICA DE FIGOS E BLUEBERRY COM CARAMELO SALGADO


INGREDIENTES

Merengue (suspiro):
1 xícara de claras
3 xícaras de açúcar
1 colher de café de Cremor de Tártaro
1 colher de sopa de raspas de casca de limão e laranja (faça um mix)

Faz Assim: Coloque as claras e o açúcar em uma panela e misture bem. Leve uma frigideira funda com água ao fogo médio e coloque a panela com as claras em cima para fazer um banho maria. O ponto correto é quando o açúcar já estiver todo dissolvido, é bem rápido, uns 2 minutos. Muito cuidado para não cozinhar as claras. 
Coloque a mistura de claras na tigela da batedeira e deixe batendo até a mistura esfriar. Junte o cremor de tártaro e as raspas e continue batendo até o merengue formar picos duros (você vira a tigela de cabeça pra baixo e ele não cai!). 

Coloque um tapetinho de silicone ou papel manteiga em uma assadeira e, com o saco de confeitar e o bico que você preferir, faça ninhos com o merengue. 



Leve assar em forno pré-aquecido a 100°C. Se o seu fogão é igual ao meu, onde o mínimo é 180°C, deixe nessa mínima temperatura e coloque uma colher de pau entre a porta pra que ela fique entreaberta. Isso vai te garantir uma temperatura menor que 180°C.

Deixe assando por 1 hora e meia, até os ninhos ficarem bem sequinhos. Após essa 1 hora e meia, desligue o forno, feche a porta por completo e deixe os merengues descansando lá dentro por mais 20 minutos. 

Retire os ninhos do forno, deixe esfriar por completo e guarde em um bowl bem vedado com filmpack. 

DICA: Aconselho fazer os suspiros um dias antes de usar. Eles ficam mais perfeitos no dia seguinte!!



Salted Caramel (Caramelo Salgado):
1 xícara de açúcar cristal
1/4 de xícara de água filtrada
1 colher de chá de xarope de milho (pode ser omitido, mas ele ajuda a não cristalização)
1/2 xícara de creme de leite fresco
1 colher de sopa rasa de extrato de baunilha
1 colher de café de flor de sal

Faz Assim: Coloque o açúcar, o xarope de milho e a água numa frigideira alta e funda de inox ou teflon. Misture bem e leve ao fogo médio. A partir dai não mexa mais para não correr o risco de cristalizar o açúcar. Fique observando, ele deve atingir a cor de um caramelo dourado não muito escuro (mais ou menos uns 8, 9 minutos). Preste atenção pois logo que ele começa a dourar, o ponto vem muito rápido. Assim que atingir a cor desejada, retire imediatamente do fogo e junte o creme de leite, o sal e a baunilha. Mexa vigorosamente até estar bem cremoso e uniforme. Transfira para um pote de vidro e reserve. Guarde fora da geladeira e quando for usar, aqueça por alguns segundos no microondas para que fique cremoso novamente, pois ele endurece rápido.



Chantili
1 garrafinha de creme de leite fresco
2 colheres de sopa de açúcar

Faz Assim: Deixe o creme de leite e as pás da batedeira 10 minutos no freezer antes de usar. Leve o creme de leite com o açúcar a bater até formar o chantili. Reserve na geladeira.

Decoração: Use as frutas de sua preferencia. Morango, amora, cereja, framboesa, kiwi, manga......O gosto do freguês é o que manda. Para essa versão, quis algo mais requintado e que ficasse bem legal para servir de sobremesa no natal, por isso optei pelos figos e blueberry, a combinação ficou perfeita!

Montagem:
Encha os ninhos com o chantili e regue com o caramelo por cima. Decore com as frutas escolhidas e salpique com flor de sal para finalizar. Sirva imediatamente!


Essa pavlova ficou demais, muito boa MESMO!! E pela primeira vez meu suspiro deu mais que certo, ficou super sequinho e crocante!

E ai Sandra, aprovada minha pavlova? Espero que você gostado da minha singela homenagem, mas que foi feita de todo meu coração!!

E estou mega curiosa pra ver as outras receitas e quem tirou quem!! Você também quer conhecer as outras surpresas? Então corre nos outros participantes e vamos descobrir esse mistério!


Beijinhos

Carol Biffi

9 comentários:

Beta Tiossi disse...

Que coisa mais linda Carol! Com figos amei! beijos

Rachel disse...

Mama mia Carolzinha... meus indíces glicêmicos foram às alturas de tanto que eu salivei aqui...rs.
Com certeza uma linda homenagem para a doceira Sandra, parabéns ficaram lindas e tentadoras suas fotos!!!
Bjuss!!!

Patricia disse...

Carol, que desbunde! Amei! Acho que será a sobremesa do Natal por aqui! Bjs

SeEUfizVCfaz disse...

E que desafio?!?!?!? estava morrendo de medo de tirar a Sandra, pq sou péssima de confeitaria e ela arrasa!!
Pavlova é uma das minhas sobremesas preferidas!!
e a sua ficou perfeitamente linda!! parabéns!!

Sandra Peres disse...

Super aprovado!

Adorei a receita, a sugestão do caramelo, deu até vontade de fazer agora, mas vou esperar o natal hehehe.
Espero em 2016 conseguir te acompanhar mais, sua companhia é sempre garantia de boas risadas, não esqueci de procurar uma festa anos 80/90 pra gente dançar até amanhecer!
Muito obrigada, amei!

Que seu natal seja doce e delicioso como essa pavlova, e que o ano que se inicia seja repleto de delicias!

Beijão

Unknown disse...

Nossa nossa, não sei qual foto ficou mais apetitosa. E este caramelo salgado por cima de tudo então. Parabéns!

Rebecca Bittencourt disse...

Carol, você teve o mesmo dilema que eu, eu amo pavlova mas morro de medo de fazer suspiros! Nunca fiz, só comi (e muitos kkkk)
Sua receita e montagem ficaram impecáveis, parabéns!!!
:*

Dafne Augusto disse...

Adorei a receita Carol. Gosto muito de suspsiros e a combinação com essa calda e as frutas deve ter ficado de matar. A Sandra é uma querida e doceira de mão cheia. Lembro até hj dos donuts do coletivo retrô, ai ai.. Beijos

Fabiola disse...

Carolita querida, que sobremesa fantástica você fez! Digna de restaurantes cinco estrelas! Fico aqui só pensando em cada colherada deste divino doce... arrasou!!! Sem falar nas fotos que ficaram perfeitas e dão muita vontade de sair correndo pra cozinha e fazer uma pavlova pra chamar de sua!
Fabiola