06 junho, 2015

O Bolo da Matilda - Bolo de Chocolate com Ganache e Brigadeiro

Antes de começar o post de hoje uma novidade: Em todo post agora, vou sugerir uma música pra você ouvir enquanto lê. Faça o teste, fica bem mais emocionante! No final do post!!

Minha filha vive vendo receitas inéditas no Face e adivinha pra quem sobra né!

Eis que ela viu o tal Bolo da Matilda, filme de 1996 de Danny DeVito.


Numa cena do filme, Bruce, o gordinho (tinha que ser) é obrigado a comer um bolo inteiro de chocolate gigante após ter "roubado" uma fatia do bolo da Sra. Trunchbull. E dai que o bolo ficou vagando na memória de muita gente esses anos todos e acabou ressurgindo em forma de receita.



O Bolo fica muito bom, receita do Gastronomismo, mas fiz algumas alterações pra deixar mais suculento ainda.

Olha que obra prima da natureza:

Bolo da Matilda



Ingredientes Massa:

240g de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
11/2 xícara de chocolate em pó (Toddy pra ficar mais característico)
3 ovos
1/2 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de buttermilk*
1/2 xícara de óleo

*Buttermilk: Meça uma xícara de leite e coloque suco de um limão thaiti coado. Misture com uma colherzinha e deixe descansar por 10 minutos. Está pronto seu buttermilk. Faça antes de começar o bolo!

Faz assim: Peneire numa tigela a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal, o chocolate e misture. Em outra tigela, coloque as gemas, os açúcares e o óleo. Misture bem com um fouet. Junte o buttermilk e misture até agregar. Vá adicionando a mistura de farinha aos poucos e vá misturando com um fouet até estar tudo bem homogêneo. Bata as claras em neve e junte a massa delicadamente.Leve assar em assadeira untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido à 200°C por 40 minutos ou até enfiar o palitinho e ele sair seco!

Para um bolo alto como o meu, faça duas receitas. Eu particularmente não gosto de dobrar os ingredientes, prefiro assar em duas vezes. mas faça como achar melhor!




Cobertura e Recheio

Na receita do Gastronomismo a ganache é usada tanto pra cobertura como para o recheio. E pela medida deles, a ganache não rende para as 3 camadas de recheio e a cobertura, tem que economizar muito. Para deixar o bolo mais docinho e mais saboroso, substitui um dos recheios por brigadeiro. Ficou show. E ai sim a quantidade de ganache deu certinho!

Ganache:

500g de chocolate meio amargo picadinho
500g de creme de leite fresco
1 colher de sopa rasa de Whisky 

Faz assim: Aqueça o creme de leite numa panelinha. Assim que começar a ferver desligue o fogo e jogue sobre o chocolate picado. Mexa com uma espátula até o chocolate estar totalmente derretido e brilhante, Junte o Whisky, misture bem e leve a ganache a geladeira por 10 minutos. O ponto correto da ganache para este tipo de uso é pastoso, Tem que estar cremoso porém firme para não escorrer e segurar no bolo. Após os 10 minutos, dê uma misturada com uma colher e verifique o ponto. Se estiver muito mole deixe mais 5 minutos e verifique novamente. Faça esse processo até que ela adquira a consistência ideal. Mas não vá deixar muito porque ai sim ela endurece demais. O ideal é que para o recheio você use ela mais cremosinha e para a cobertura, um pouco mais firme. Use imediatamente.



Brigadeiro: Faça o de costume, cada um com sua receita. Mas não dê ponto de enrolar, deixe ele mais cremoso. Reserve.

Montagem:

Corte cada bolo ao meio. Você terá 3 partes para rechear. Faça a primeira de brigadeiro e as outras duas com a ganache. Não esqueça que sua ganache tem que dar para dois recheios e a cobertura heim, seja contida!
Com o bolo todo recheado, passe a ganache com uma espátula. Não precisa alisar muito, o legal é que fique bem rústico.

Sirva com todo amor!!



Essa massa não e necessário umedecer e nem colocar na geladeira. O bolo fica melhor em temperatura ambiente!

Fica maravilhoso! Para chocólatras assumidos. Faça sem medo!

Mas não chame o Bruce para comer, não vai sobrar!

Beijokas e até a próxima

Carolina

Leia esse post ouvindo esse som:





Um comentário:

Sandra Peres disse...

Morri!
Receita devidamente favoritada para assim que estiver liberada pra comer chocolate. Se passar vontade emagrece, emagreci uns 5 quilos lendo o post.