23 março, 2015

Manteiga Composta - Compound Butter

Se tem um cheiro, um aroma que me lembra muito, mas muito minha escola de cozinha Wilma Kovesi, é o cheirinho de manteiga. Quando ela aquece e começa a soltar aquele aroma peculiar, na hora me vem a imagem das minhas aulas, dos meus mestres, dos meus feitos. É umas das lembranças mais gostosas que tenho da época que estudava gastronomia.

E aprendi lá essa tal de Manteiga Composta, que nada mais é do que uma bela manteiga de qualidade condimentada com o que a sua imaginação mandar!

Extremamente fácil e rápido de executar, uma mão na roda ter vários rolinhos no freezer para você das sabor aos mais variados pratos e um lindo e diferente presente para quem gosta de cozinhar como nós!

Hoje vou ensinar a vocês com fazer, a montagem e como armazenar. Escolhi três misturas diferentes, as que mais faço, Mas saiba que você pode colocar o que quiser, até frutas! No final do post vou colocar algumas sugestões extras de misturinhas deliciosas!

Olha que coisa mais fácil e você nem sabia!

MANTEIGA COMPOSTA



A Manteiga - Use uma manteiga de qualidade (margarina nunca!), isso fará toda diferença no resultado final. Aqui usei a Elle&Vire, manteiga francesa importada pela AllFood Importadora. Em relação aos ingredientes, não tem uma quantidade exata, vai do gosto de cada um. Use o que achar necessário. Para cada sabor de manteiga, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

De Ervas:
- Lemon Pepper
- Salsa fresca picada
- Coentro fresco picado
- Cebolinha fresca picada
- Orégano fresco picado
- Tomilho seco
- Uma pitada de flor de sal



Picante:
- Páprica doce
- Alho amassadinho
- Pimenta rosa
- Molho tártaro desidratado
- Uma pitada de flor de sal




Oriental:
- Grãos de mostarda
- Gotas de óleo de Gergelim
- Gersal
- Kummel
- Zathar




Montagem:

A manteiga tem que estar em consistência de pomada, bem molinha. Coloque a manteiga numa tigela e junte todos os ingredientes. Misture muito bem com uma colher. Estique um pedaço grande de filmpack sobre uma tábua de madeira e coloque a manteiga misturada de comprido. Deixe um bom pedaço de sobra de filmpack nas pontas. Vá enrolando, como um rocambole, enrolando bem nas pontinhas, como um bombom. Deixe bem redondinho e comprimida. Eu não fiz nas minhas pois ja estou acostumada e sei qual é qual mas é bacana que você coloque etiquetas com o nome dos ingredientes de cada uma. Leve ao freezer e deixe endurecer. 


Quando quiser usar, é sé pegar do freezer e cortar em rodelas, com o plástico mesmo! Muito prático e você pode usar em mil preparações, grelhar carnes, filé de frango, omeletes, batatas, colocar um rodela em cima da pipoca quentinha. Use onde sua imaginação mandar!
Segue algumas sugestões de combinações que ficam muito boas também:
- Shitake e Estragão
- Limão e Lavanda
- Mel e mostarda
- Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
- Mistura de pimentas (dedo de moça, de cheiro, de bode, biquinho, chiplote)
- Manjericão e pinoles
- Frutas

Use sua criatividade, até manteigas doces você pode produzir!

Reuni algumas idéias bacanas que vi no Pinterest pra você presentear seus amigos com essas delícias!






Todas as fotos dos presentes via Pinterest

Onde encontrar:

- A Manteiga Elle&Vire pode ser encontrada em grandes empórios ou supermercados.
- As ervas secas, todas são do Empório A Casa Encantada

Então meninas, façam suas manteiguinhas!!

Espero que tenham gostado!

Beijinhos

Carolina


Um comentário:

Mi disse...

Que coisa mais linda!!! Vou fazer!!! :) Estou encantada com seu blog! Parabéns