12 julho, 2013

Camarão na Moranga, Fácil, Fácil!!

Ola povo lindo!! 

Meu marido é técnico de som e todo ano faz a Flip lá em Paraty. E desde de que ele começou a fazer  o som do evento, sempre peço pra ele trazer camarões pra gente se lambuzar aqui, mas ele sempre esquece!

Esse ano, dei um ultimato: Ou traz, ou nem precisa voltar!! Hahaha, brincadeira, mas não é que dessa vez ele lembrou??!!

Vieram pra minha casa camarões fresquinhos e lindos, dos médios e dos grandes, bonitos de se ver.

Dei uma bela limpada neles e ai veio a dúvida: Qual prato fazer com essas belezuras???

Claro, o clássico, Camarão na Moranga foi o escolhido pela família. 

Meninas, receitinha fácil, fácil de fazer, só o trabalho de picar os ingredientes, mas isso garanto que vocês tiram de letra. A única paciência que precisa ter é o tempo de esperar a moranga assar até ficar bem molinha, mas vale muito a pena heim!

Bora tomar coragem e preparar esse prato pro maridão ou para uma ocasião especial e impressionar a galera???

Camarão na Moranga

Ingredientes:

- 1 moranga grande
- 3 quilos de camarão rosa ou cinza de porte médio, limpos.
- 1 bisnaga de Catupiry de 250g (use o Catupiry de verdade pra ficar bem bom!!)
- 1 copo de requeijão
- 3 dentes de alho
- 1 cebola média
- 1 pedacinho de pimenta dedo de moça sem as sementes bem picadinho (pedacinho mesmo, pra dar só uma sabor)
- 5 tomates picados e sem sementes
- 2 colheres de sopa de katchup
- 2 latas de creme de leite ( ou 4 caixinhas)
- 1 lata de leite (use a lata do creme de leite para medir)
- 2 colheres de sopa cheias de maisena
- Azeite 
- Pimenta do reino
- 1 punhado de coentro e um punhado de salsinha
- 4 camarões grandes


Preparando...


A Moranga: Lave bem a moranga com uma escovinha (escovinha só de comida heim), enxugue e com uma faca bem afiada corte a tampa da moranga, fazendo um buraco sobre ela. Reserve a tampa. Com uma colher, tire todas as sementes do seu interior preservando a polpa. Se preferir, tire com a mão, eu faço assim! Lave por dentro, escorra bem a água. Unte toda a moranga por fora com óleo e passe um pouquinho de sal por dentro, com a mão mesmo. Coloque a tampa da moranga novamente no lugar, envolva toda ela com papel alumínio e coloque numa assadeira. Leve ao forno pré-aquecido a 250°C e asse até ficar macia por dentro e por fora. O tempo varia de forno pra forno, alguns assam em 50 minutos, o meu levou 2 horas.
Pra ver se a moranga está macia, abra com cuidado o papel alumínio e espete com uma faca por dentro e por fora. Se ainda estiver dura, volte a cobri-la com o papel e volte ao forno.



Enquanto a Moranga assa....


Faça o recheio: Numa panela grande, refogue o alho, a cebola e a pimenta dedo de moça num bom tanto de azeite. Junte os camarões e deixe refogar por uns 5 minutos até mudarem de cor. Nunca passe do tempo previsto para cozinhar os camarões pois eles ficam prontos muito rápido e se cozinhar de mais, viram borracha. Junte os tomates, o creme de leite, o katchup, o requeijão, e a maisena dissolvida na lata de leite. Ferva em fogo baixo (se for creme de leite em lata, para não talhar) até o creme dar uma encorpada. Coloque o sal e a pimenta do reino. Prove e corrija se necessário. Tire do fogo e junte a salsinha e o coentro. Reserve.


Dica: Para limpar o camarão, primeiro tire a cabeça, o rabo e as casquinhas de todos. Depois, um por um, com uma agulha, vá puxando por cima do camarão o cocozinho preto que fica na parte superior do bicho. Sai fácil, fácil com a agulha. Lave bem. Quem quiser entender melhor o processo de limpeza, de uma olhadinha NESSE VÍDEO AQUI




Finalizando: Assim que a moranga estiver assada e macia, tire do forno, remova a tampa e passe por dentro dela todo o Catupiry, besunte toda ela por dentro com ele. Despeje o recheio de camarão todo dentro dela, até o topo. Coloque tiras do Catupiry por cima do recheio no topo da moranga pra poder gratinar. Volte a moranga ao forno, sem o papel alumínio até gratinar bem o Catupiry. Aqueça uma pequena frigideira com azeite e grelhe os camarões grandes de todos os lados e tempere-os com sal e pimenta do reino. Para servir, polvilhe um pouco mais de cheiro verde sobre o Catupiry gratinado e enfeite com camarões grandes em volta! ps* Como eu tenho o maçarico, usei pra gratinar mais rápido, mas de qualquer maneira, mesmo com o maçarico, tem que ir ao forno pra ficar bem quentinho e derreter o Catupiry.




Sirva com arroz branco e batatinha palha.

D E L I C I O S A meninas, tentem em casa, fica muito bom e impressiona bastante!!


Quem tiver dúvida, só escrever para photo.carolandrade@gmail.com

Por hoje é isso amores, volto logo!

Beijocas

Carolina Andrade