29 julho, 2013

Dieta Detox - O que é? Como funciona? + Receitas!!

Ola amorecos!!

Hoje é dia de saúde aqui no My Flavors. 

Desde que decidi afinar a silhueta, entrei numa dieta Detox, composta por sucos desintoxicantes, que limpam o organismo e eliminam tudo que ha de ruim em nosso corpo, realizam uma limpeza geral nas células além de deixar o fígado e o estômago zero bala!

Vamos entender melhor o que é e como funciona a Dieta Detox:

Uma dieta de desintoxicação é uma dieta de curto prazo, muitas vezes de 3 a 21 dias, com foco na remoção de toxinas do corpo. Apesar da desintoxicação estar ocorrendo no corpo, toxinas e estresse nos impede de fazê-la da melhor maneira, o que pode, eventualmente, afetar outros sistemas do corpo.
Uma dieta de desintoxicação permite o nosso corpo se concentrar na auto cura, com o objetivo de elevar os níveis de energia, estimular a saúde digestiva, dores de cabeça, remover o inchaço, melhorar a concentração e o humor, evitar alergias, recuperar a nossa capacidade natural de evitar resfriados e gripes e evitar o envelhecimento e doenças prematuras.
A dieta detox também ajuda a manter as coisas funcionando corretamente – ter evacuações regulares. Livrar-se de fezes e urina é o método principal de seu corpo de liberar as substâncias tóxicas. Movimentos intestinais regulares são necessários para evitar que as toxinas que são liberadas da corrente sanguínea para o intestino sejam reabsorvidas pelo organismo.


Comecei postar meus sucos nas redes sociais (lê-se Instagram e Facebook) e logo a mulherada enlouqueceu querendo a receita de todos. Todas querendo sumir, hehehehehe

Mas então, não ha bem receitas secretas em relação aos sucos. São combinações de frutas, legumes, verduras e cereais, cada um com uma função diferente, que agregadas formam verdadeiras bombas saudáveis para nosso corpitcho!!

Sabendo a função de cada um desses ingredientes, você consegue formular infinitas combinações de Sucos Detox, e assim você criando suas próprias receitas, as que mais te agradar!

Vou postar abaixo uma relação de ingredientes e suas funções:


Água e água de coco: São responsáveis pela hidratação e eliminação das toxinas por meio da diurese, além de auxiliar a troca de nutrientes pelas células. Também mantêm a pele com aspecto bem cuidado. 
Chá verde: As catequinas, quercetinas e teaflavinas da erva são antioxidantes e ajudam as enzimas a transformar as toxinas em moléculas hidrossolúveis, menos tóxicas e excretáveis. Tome de quatro a seis xícaras por dia .
 Abacaxi: diurético, facilita a digestão, especialmente de carnes, e desobstrui o fígado.
. Maçã: suas fibras funcionam como esponja dentro das artérias, ajudando na eliminação do colesterol. Antiácida, ainda ativa o fígado e dissolve o ácido úrico, que retêm líquidos.
. Melancia: tem propriedade refrescante e diurética, ajudando a limpar o organismo. Uma ótima receita é preparar o suco de melancia com gengibre, outro poderoso desintoxicante.
. Gengibre: estimula a digestão, alivia a prisão de ventre e ativa o metabolismo. Rico em fibras, é usado digestivo e refrescante.
Os Vegetais (brássicas): Esse grupo de vegetais, composto por agrião, brócoli, couve-chinesa, couve folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, tem função antitumoral e ajuda na eliminação das toxinas
As oleaginosas (castanhas)Ricas em vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês, possuem ação anti-inflamatória e antioxidante. Consuma castanhas, como a do Pará, amêndoas, avelãs e nozes
. As Fibras: aveia, linhaça, cevada e gérmen de trigo melhoram a função intestinal, favorecendo a eliminação de toxinas
AcerolaMuito rica em vitamina C, também é fonte de betacaroteno, vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio, fósforo, ferro, magnésio e manganês. Ajuda a manter as defesas do corpo e, provavelmente, reduz o risco de alguns tipos de câncer. Além disso, pode diminuir a taxa de colesterol no sangue e é boa fonte de potássio, que ajuda a regular a pressão arterial.
Laranja: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio, que a fazem uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois, além de refrescante, repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas e conserva a mocidade, entre outras funções. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater estresse e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de câncer
Figo: Rico em magnésio, diminui a vontade de comer chocolate. A fruta é diurética e, graças às suas sementes, atua como laxante suave. Com baixo índice glicêmico, libera aos poucos no organismo seu açúcar natural, evitando os picos de fome. Melhor ainda se for consumida em uma salada de folhas verde-escuras com uma proteína magra.
LimãoO segredo do sucesso está na casca e na parte branca, que reveste os gomos. Ali se encontra a pectina, tipo de fibra solúvel que se transforma em gel no estômago e arrasta a gordura para fora do organismo. “Além disso, a pectina ajuda a saciar, facilita a digestão e regula os níveis de açúcar no sangue, evitando os ataques de fome. A fruta é diurética, aliviando o inchaço e a celulite. Rica em vitamina C, ainda fortalece a imunidade e previne anemias
Banana: Você tem três bons motivos para incluir a fruta na dieta. Primeiro, porque ela é rica em triptofano, aminoácido bastante usado na medicina ortomolecular para combater a ansiedade e a compulsão por massas e doces. O segundo motivo tem a ver com a presença da vitamina B6, que atua no metabolismo das proteínas e dos lipídios e ajuda a reduzir a absorção da gordura ingerida na refeição. E terceiro, porque a banana contém 2 gramas de fibras solúveis, quantidade suficiente para manter o apetite sob controle por algumas horas. É um excelente calmante intestinal
AbacateA fruta reduz a ação do cortisol, hormônio liberado em situações de stress ou jejum prolongado que favorece o acúmulo de gordura na barriga. “A substância diminui a ação do hormônio da saciedade e você sente mais vontade de comer doce. Mais benefícios? O abacate tem alto teor de fibra, regula o metabolismo, fornece energia para malhar. Destaque para a gordura monoinsaturada, que aumenta o colesterol bom e protege o coração.
Roma: As sementes oferecem três vezes mais antioxidantes do que o chá verde e o vinho tinto. Com isso, combate as inflamações no organismo, consideradas uma das causas para o desenvolvimento da obesidade. Tal ação foi comprovada em estudo feito pelo departamento de medicina da Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos, que mostrou que ingerir 175 mililitros de suco de romã por dia diminui significativamente a atividade de uma proteína inflamatória.

Aqui estão apenas algumas opções pois a lista é extensa!! Mas a partir destes alimentos você já consegue criar inumeras combinações. Mas é importantes saber algumas coisas:

*Tome o suco sempre no café da manhã, em jejum.

*Durante a Dieta Detox, procure evitar: Adoçantes, Bebidas escuras e cafeinadas, comidas industrializadas, condimentos, glúten, linguiças, salsichas, enlatados, álcool, alimentos com conservantes.

* Use sempre 2 tipos de cada grupo, por exemplo: 2 frutas, 2 legumes, 2 verduras. Já as oleaginosas e os cereais, escolha apenas um tipo, pois muitos ingredientes juntos de uma só vez deixam o suco pesado e enjoativo.

* A medida dos cereais é sempre uma colher de sopa

*Use a medida de 200ml para os liquidos, escolha um só também. 

* O suco de uva integral e o chá de hibisco são excelentes para os sucos detox também!

* Use no máximo 5 ingredientes para cada suco (tirando o liquido e o cereal) para poder sentir bem o sabor de cada um e não pesar demais.

* Procure varias os ingredientes a cada dia e procure sempre novas opções

* Quando usar folhas verdes ou alimentos mais acentuados como a beterraba, use folhas de hortelã ou gengibre ralado para deixar o suco mais refrescante e agradável.

*Não há necessidade de adoçar, as frutas já realizam esse função.

*Também não há necessidade de coar, mas se achar necessário, faça-o.

Bom pessoal, seguindo essas dicas, acho que vocês já conseguem elaborar um cardápio Detox bem bacana pra vocês!! Mesmo assim, a pedido das minhas amigas, segue abaixo as receitas passadas pela nutricionista:

Opção 1:
200ml água de coco, 3 morangos, 1 fatia abacaxi, 1 ameixa seca, 4 folhas de hortelã, 4 folhas de salsinha e linhaça dourada

Opção 2:
200ml suco de uva integral, 1 fatia abacaxi, 3 morangos, 1 colher de chá de gengibre ralado, 4 folhas de salsinha, 4 folhas de hortelã e chia

Opção 3:
200ml água de coco, 1 folha de couve, 1 laranja, 1/2 cenoura, 3 morangos, 4 folhas de salsinha, 4 folhas de hortelã e 1 castanha do pará

Opção 4:
200ml Suco de uva integral, 6 folhas de espinafre, 3 morangos, 1/2 manga, 4 folhas de hortelã e linhaça

Opção 5:
200ml água de coco, 1 fatia de abacaxi, 1/3 de um pepino pequeno, 3 morangos, 1 ameixa seca, 4 folhas de salsinha, 4 folhas de hortelã e chia

Opção 6:
200ml agua de coco, 1 laranja, 1/2 cenoura, 1/4 de uma beterraba pequena, 4 folhas de hortelã, 1 colher de chá de gengibre ralado e 1 noz

Opção 7:
200ml Chá de hibisco, 3 amoras, 3 morangos, 4 folhas de hortelã, 4 folhas de salsinha e linhaça

Opção 8:
200ml água de coco, 1 maça, 1 figo, 3 amoras, 4 folhas de hortelã, 4 folhas de salsinha e chia


Todos sempre batidos no liquidificador. Se achar que ficou muito grosso, acrescente água. A maça pode ir com a casca. 



Meninas, qualquer dúvida, podem me escrever:

photo.carolandrade@gmail.com

A Dieta Detox esté me fazendo muito bem, já eliminei 3 kilos em 9 dias e isso anima a gente, né!!

Espero que tenham gostado!!

Beijinhos

Carolina