10 maio, 2016

Old Recipe - Vale a Pena ver de Novo do Cerejinha! - Bolo de Morangos e Chantilly

Oi pessoas lindas!

O post de hoje é um pouco diferente e especial.

Fui convidada a participar da comemoração de três anos do blog Receita Esperta da minha amiga lindíssima e queria Priscila Schulz onde tenho que apresentar uma receita de Bolo de Aniversário.

Como não tinha programado nenhum bolo "gordístico" por estes dias mas queria muito prestigiar minha amiga, fui puxar de anos atrás uma receita clássica aqui de casa, no meu antigo blog Cerejinha. 

Esta é uma genoise clássica com recheio de morangos, pêssegos, doce de leite e chantilly. Um bolo extremamente leve e muito refrescante. É sucesso garantido nas festinhas de família, aquele que não tem erro!

A foto também é de anos atrás então, não reparem a diferença com minhas fotos atuais, acho que ainda era do celular Motorola V8, hahahahaha. Mas o que importa é a receita! 

Sugiro que anotem e testem um dia, vai entrar para o caderninho da sua família, garanto!




Ingredientes: 
4 ovos separados gemas e claras
2 xícaras de chá de farinha de trigo
2 xícaras de chá de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó
1 xícara de chá de água fervente

Faz Assim: Bata as claras em neve e reserve. Na tigela maior da batedeira, coloque as 4 gemas com 1 xícara de chá de água fervente e bata até espumar bastante, por mais ou menos 4 minutos. Sempre batendo e aos poucos, primeiro coloque 2 xícaras de chá de açúcar. Depois de alguns minutos, aos poucos, incorpore 2 xícaras de chá de farinha de trigo e continue bater até ficar homogênea (aproximadamente uns 5 minutos). Desligue a batedeira, junte o fermento em pó, as claras em neve e com uma colher de pau, mexa delicadamente com movimentos circulares de baixo para cima. Passe margarina na forma e polvilhe com farinha de trigo.Despeje a massa e bata a assadeira com a massa algumas vezes numa superfície dura a fim de eliminar eventuais bolhas de ar que podem expandir e causar a quebra do bolo na hora de desenformar. Leve ao forno pré-aquecido a 180 por aproximadamente mais 40-50 minutos. Para saber se o bolo está assado, enfie um palito no meio do bolo. Se sair úmido é porque precisa assar mais tempo. Quando sair seco, desligue o forno e retire o bolo, com cuidado para não queimar as mãos. Espere esfriar para desenformar.

Recheio: 1 lata de leite condensado cozido, 1 caixinha pequena de creme de leite, morangos frescos e pêssego em calda.

Cobertura: Chantilly

Recheio: Cozinhe a lata de leite condensado na panela de pressão. Quando começar a sair pressão, conte 25 minutos e desligue. Espere a lata esfriar completamente para usar. Abra lata, coloque todo o leite condensado cozido numa tigela e misture o creme de leite, misture bem até ficar homogêneo.

Montagem: Se você fizer um bolo médio, dá pra fazer 2 cortes. Eu usei uma assadeira pequena e por isso assei duas vezes e ai tive partes pra rechear. Molhe as camadas do bolo com a calda do pêssego em calda. Recheie com o leite condensado cozido misturado ao creme de leite, com os morangos e pêssegos picados. Cubra todo bolo com chantilly e decore com morangos e pêssegos.

Fiz questão de deixar o post exatamente como escrevi ha anos atrás, só pra ver como nós mudamos ao longo do tempo!

O legal desse bolo é que você pode substituir as frutas pelas que mais gosta. Com mirtilos e amoras fica sensacional também!

Vem também conhecer o blog Receita Esperta da Pri e suas receitas de Bolos de Aniversário

Beijinhos

Carol Biffi

Um comentário:

Priscila Schulz - Receita Esperta disse...

Ai que delícia Carol!!! Amei, amei. Muito obrigada pela participação e pelo carinho. De verdade. Um beijão pra você. Pri