27 agosto, 2014

Camarão Flambado ao Curry e Cachaça

E chegamos no penúltimo Coletivo Gastronômico - Novembro!! E nossos amigos marinhos não podiam ficar de fora esse ano de estréia né! Dê boas-vindas aos Peixes e Frutos do Mar!

Gente, estava enclausurada num castelo sem saída, descascando batatas incessantemente e graças a um descuido do carrasco consegui fugir!! Pelo amor de Deus, mas enfim, estou livre!!

Essa receitinha estava no "pente" da manga já ha algumas semanas mas o tempo estava me segurando e ela acabou esfriando, massssss. Olha ela aqui!!

Comprei esse camarão fresquíssimo na ponta da praia e ele merecia um acabamento de rei.

Estava com a cachaça Matriarca esperando pra estrelar uma receita aqui no Cozinha Autoral e não vi melhor estreia pra ela do que nesse camarão lindão!

Receitinha fácil, descomplicada e que rende muitos elogios!

Bora pro fogão??

CAMARÃO AO CURRY E CACHAÇA MATRIARCA



Ingredientes:
1 panela com água fervente.
1 quilo de camarão rosa médio, limpo
1 cebola roxa cortada em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 colher de sopa de manteiga
Azeite o quanto baste
100ml de cachaça Matriarca
1 xícara de caldo de legumes
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa rasa de maizena dissolvida em um pouco de água.
1 colher de sopa de curry
Sal e pimenta do reino branca para tempero
Ciboullete picadinha a gosto

Faz assim: Pegue os camarões limpos e abra-os pelas costas, sem cortar até o fim, como se fizesse um filézinho. Coloque-os na água fervente e deixe por uns dois minutos, apenas até mudar de cor. Escorra e reserve.



Numa frigideira grande, aqueça a manteiga com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte os camarões e deixe tomar gosto por uns 2 minutos. Junte a cachaça Matricarca e flambe.
Junte o caldo de legumes quente, a maisena dissolvida, o curry e tempere com sal e pimenta. Misture um pouco e deixe o caldo encorpar. Desligue o fogo e junte a ciboullette.



DICA DE ACOMPANHAMENTO: Arroz Primavera



O arroz primavera é super simples de fazer. Refogue o arroz na manteiga e cebola. Junte ervilhas frescas e cenoura em cubinhos na quantidade desejada. Tempere com sal.  Misture bem e junte a água em quantidade suficiente para cozinhar o arroz e um caldo de legumes. Quando estiver pronto, junte uma boa quantidade de uva passa preta e misture bem. Sirva quentinho com o camarão!


Esses camarões ficam divinos e com o arroz primavera, a combinação é perfeita!! Receitinha para receber os amigos!!

E olha só as outras delicinhas que estão participando este mês no Coletivo:

Se Eu Fiz Você Faz - Salada de Bacalhau 
Burburinho na Cozinha - Moqueca

E amores, para dúvidas ou sugestões já sabem, só escrever: cozinhaautoral@gmail.com

Por hoje, é o que temos, rss!

XoXo

Carolina

8 comentários:

Deia Tomaz disse...

Que delicia Carol!! Amei! Super pratico!

Pamella Marques / Ex Libris 42 disse...

Nossa que prato maravilhosooooooo! FOME!

Rebecca Bittencourt disse...

Nossa, eu adoro camarão e adoro curry, mas por incrível que pareça nunca tinha feito uma receita juntando os dois. ÓTIMA dica, vou super tentar!
:*

Cinara Soares disse...

Carol,
Estou morrendo de vontade de experimentar. Ficou divino! Parabéns!

Dafne Augusto disse...

Eu adoro camarões e com certeza, servidos assim mega chiques, devem ter ficado também deliciosos Carol :)

Beijos

Brie com Goiabada disse...

Carol, eu sempre digo que camarão e bacalhau até na sopa de pedra ficam bons. Não tem como errar. E flambando dá um gostinho todo especial! Linda receita!

Burburinho na Cozinha disse...

Ana Carol, adorei a receita, ainda mais porque sou louca por curry. :D

Rachel disse...

Uauuuuuuuu que delícia... adoro camarão e o acompanhamento não poderia ser melhor... arrasou!!!
Bjuss Carolzinha!!!