13 fevereiro, 2014

Pão Caseiro Básico - Doce e Salgado - RENDE 4 PÃES MÉDIOS

Hi people!!

Alguem ai já derreteu? Eu estou quase, pensando em fazer um empréstimo na caixa pra comprar em 60 vezes um ar condicionado. Tá demais heim gente!

Se tem uma coisa que amo fazer na cozinha é pão. Como é bom fazer a massa, sentir os ingredientes entrando em conexão, ver ela dobrar de volume. É muito prazeroso ver a transformação do pão e também é um alimento mundial, todo mundo ama pão, todo mundo come pão ao redor de todo o mundo.

E esta massa é a minha predileta. É aquela que nunca, nunca dá errado, sempre cresce e sempre fica saborosa. Nunca tive problemas com ela. Tenho diversas receitas mas essa é a mais básica e a melhor de todas.

E o legal é que dela pode-se fazer pães doces, salgados ou "unisex", rssss.

Essa já é uma receita de família e agora vai ser da sua também!!

Olha que belezura!

PÃO CASEIRO



Ingredientes: 1 copo de óleo, 1 copo de leite morno, 1 copo de buttermilk (misture suco de 1 limão em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos), 2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce, coloque 5 colheres de açúcar, se quiser mais salgado, coloque uma só e dobre a quantidade de sal), 50g de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do seco), 3 ovos, 1 colher de sopa rasa de sal, farinha até dar ponto (+ ou - 1kg).

Faz Assim: Coloque o fermento numa tigela, junte o açúcar e o leite morno. Mexa bem até dissolver totalmente o fermento. Faço esse método tanto para o fresco como para o granulado. Reserve. Bata no liquidificador a buttermilk, o óleo, os ovos e o sal. Despeja na mistura de fermento e misture. Vá juntando a farinha aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Sove bem a massa. Coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano limpo e deixa descançar até a massa crescer bem. De forma aos pães como desejar, recheie com o que desejar, cubra novamente e deixe crescer de novo.

Dicas de Recheio:

- Calabresa defumada ralada e refogada com uma cebolinha e fatias de cheddar
- Frango desfiado refogado com alho, azeite e cúrcuma, requeijão e azeitonas
- Mussarela, presunto e tomate
- Peito de perú, queijo branco e requeijão

Para Pão Doce: Faça uma misturinha de mel, gema e leite e pincele todo o pão. Polvilhe açúcar cristal.

Para o Pão Salgado: Polvilhe farinha de trigo ou gema misturada com azeite.

Leve assar até dourar, o meu ficou 1 hora


Gente, fica muito bom!!! Façam e me contem!!

Beijinhos doces
Carolina

2 comentários:

O Mundo de Danica disse...

Olhe vou fazer viu? Vou boicotar a dieta rsrsrs
Obrigada por compartilhar essa receita...deu água na boca!

Bjoooooo

angela disse...

eu gosto muito de combinar buttermilk com agua ou leite, os pães ficaram show! bj