22 dezembro, 2013

Rabanada Crocante com Creme de Whisky e Compota de Abacaxi

Jingle Bells amores!!

E o natal já está batendo a nossa porta. Eu acho incrível como cada ano passa mais rápido que o anterior. Lembro quando era criança que o ano parecia demorar uma eternidade pra acabar, cada natal era um evento único e demorava muito a chegar! Hoje acho que temos tanto o que fazer que nem vemos o tempo passar e quando piscamos, plim, já é natal de novo!

E um dos docinhos típicos natalinos, a rabanada, é um dos meus prediletos. Minha vó faz todo ano e a família pira no pãozinho frito!! Eis que esse final de ano fui conhecer um bar-restaurante que estava doida pra ir, o Cão Véio, e de sobremesa pedi o Vagabundo (o nome dos pratos lá são todos de dogs!) o qual era uma rabanada gigante com um creme delícia e pedacinhos de abacaxi. Fiquei fascinada pela combinação e claro, tinha que tentar em casa!

Uma das diferenças dessa rabanada é que ela é empanada com farinha Panko, aquela farinha de rosca oriental que deixa os empanados bem crocantes. Como eu não ia ter tempo de procurar a tal farinha, fiz a própria em casa mesmo, super simples e vou ensinar a vocês antes da receita:

FARINHA DE ROSCA PANKO

- Pode ser feita tanto no processador quanto no liquidificador. Eu fiz no processador. Basta pegar pão de forma, tirar as cascas e picar em pedaços com a mão mesmo colocando dentro do processador. Vá batendo utilizando a função pulsar até virar uma farofa grossa. Não triture muito para que fique um flocado grosso. Despeje numa assadeira e leve ao forno baixo até secar, mas não dourar. Uns 10 minutos no meu forno foi o suficiente. Ela tem que ficar bem sequinha, porém, sem dourar. Guarde em saco zip e pronto! Farinha panko caseira delícia pronta!!
ps*eu não tirei a casca do pão de forma porque gosto de uns douradinhos!!



Agora vamos ao que interessa, a Rabanada em si!!

Vou dividir em três partes e no final vem a montagem! São três receitinhas, super fáceis e a combinação fica maravilhosa!!!

Saca só:

RABANADA EMPANADA COM CREME DE WHISKY E COMPOTA DE ABACAXI

Para a Compota:
- 1 abacaxi maduro
- 1/2 xícara de açúcar
- 1/3 de xícara de água
- canela e cravo em pau a gosto
- 3 bagas de cardamomo (ou 1 colher de café de cardamomo em pó)

Faz assim: Corte o abacaxi em cubinhos e leve a panela com todos os ingredientes. Deixe no fogo brando e mexa de vez em quando até que o abacaxi esteja macio e transparente  e a calda bem grossinha. Reserve.

Para o Creme:
- 6 gemas
- 2/3 de xícara de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 1 colher de sopa de whisky de boa qualidade
- raspas de limão siciliano ou thaiti

Faz assim: Na batedeira bata as 6 gemas com metade do açúcar até virar uma gemada branquinha e fofa. Numa panela coloque a outra metade do açúcar, o leite e o whisky e leve ao fogo. Assim que ferver, retire do fogo e vá juntando aos pouco na gemada, batendo sempre em velocidade baixa até agregar tudo. Volte o creme ao fogo baixo e cozinhe até a espuma que se formou desaparecer e o creme engrossar. Caso o creme talhe, bata-o no liquidificador por um minuto e volte ao fogo. Se tiver problemas para o creme engrossar, coloque uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvida em pouquinho de leite no creme. Quando estiver pronto, junte raspas de limão siciliano ou thaiti, misture e reserve.

A Rabanada:
- Pão próprio para rabanada ou brioche
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 2 ovos
- farinha de rosca Panko
- Óleo para fritar
                                                                  O Pão!


Faz assim: Corte fatias grossas do pão. Misture o leite condensado com o leite em uma tigela e em outra bata os ovos. Deixe o óleo bem quente. Passe as fatias de pão nos leites batidos, depois nos ovos e empane na farinha panko. Frite até dourar bem. Escorra em papel toalha.

Montagem:

Num prato fundo coloque uma boa quantidade do creme de whisky, coloque a rabanada no centro e cubra com um bom punhado da compota de abacaxi. Polvilhe canela sobre o prato e decore o topo com o que desejar, como estamos na época natalina, achei a cereja uma boa pedida! E caia de boca!!!


Gente, façam para o natal, fica maravilhosa, é a rabanada de sempre mas com uma roupagem nova. Seus convidados irão adorar!!

Ah, e claro, não deixem de ir conhecer e comer muito as delícias do Cão Veio que fica na Rua João Moura, 871 em Pinheiros.

Espero que tenham curtido povo lindo!!

E se não nos vermos mais até o natal, Desejo um 25 de Dezembro MARAVILHOSO a todos vocês!!

Beijos doces!

Carolina

3 comentários:

Rosangela Cunha disse...

Adorei sua rabanada, um jeito super diferente de fazer e com um resultado incrível , parabéns! Beijos e um feliz Natal

aumentar curtidas disse...


Muito bom adorei o post !

aumentar curtidas disse...


Muito bom adorei o post !