07 novembro, 2013

Salada Oriental de Repolho e Maionese Caseira que não dá Xabú!

Esta é uma de minhas invenções culinárias que faz um sucesso lascado aqui em casa.

Assim, não é bem uma INVENÇÃO mas como adaptei ela a minha maneira, peguei os crédito, claro!! E digo oriental porque vão dois ingredientes muito usados na culinária chinesa!

Conheço muita gente que não gosta de repolho mas conheço um batalhão que ama e essa saladinha (apesar de levar maionese) é super leve e saborosa! Pode-se fazer com repolho branco e roxo e dessa vez optei pelo claro.

Uma nota: NÃO USE MAIONESE INDUSTRIALIZADA PARA PREPARAR ESSA RECEITA, ACABA COM A GRAÇA DO PRATO ALÉM DE DEIXAR MUITO MAIS PESADO!

Como sei que meus leitores amam cozinhar não vão se importar de fazer uma maionese caseira "diliça" né?! 

Ouço muito o pessoal dizer que não se arrisca a fazer maionese caseira porque tem medo, porque talha, esses tabus!! Não tenham medo amados, vou ensinar aqui direitinho como fazer sua maionese sem erro!!

Vamos lá??



Salada Oriental de Repolho

Ingredientes para a salada:
1/2 repolho médio
100 gramas de uva passa preta
2 maça fuji ralada com casca
1 pires de ciboullete picadinha
Óleo de Gergelim
algumas folhas pequenas de manjericão.

Para a maionese:
2 ovos
1 pitada de sal
Pimenta do reino à gosto
1 colher de sopa de mostarda
Suco de 1/2 limão (siciliano ou thaiti)
1 colher de café de curcuma (ou açafrão da terra)
1 litro de óleo (calma, não vai usar tudo, mas tem que estar no litro original dele)

Faz Assim: Fatia bem finamente o meio repolho e coloque num bowl. Acrescente as uvas passas e a ciboulette picada. Tempera tudo com um pouco de azeite, um pouco de sal, um pouco de vinagre e o óleo de gergelim. Misture bem e reserve. Agora vamos a maionese: No copo do liquidificador coloque os dois ovos, o sal, a pimenta, o limão, a mostarda e a curcuma. Já esteja com o litro de óleo em mãos. Deixe o liquidificador com a tampa mas sem a tampinha do meio. Ligue na velocidade mais baixa e depois e uns 5 segundos vá acrescentando o óleo em fio, sem parar de colocar e vá observando. Coloque até que sua maionese esteja consistente e firme. Então pare de colocar o óleo e desligue o liquidificador. Pronto! Sem segredos!! Eu não gosto dela muito dura, prefiro uma pouco mais liquida. Acrescente a maionese no repolho, as maças raladas e misture tudo muito bem. Leve a geladeira tampada. Na hora de servir, salpique umas folhas de manjericão por cima e regue com azeite!

Delícia pra comer com um bifão ou um filézinho de frango grelhada para as marombas!! 

Façam e me contem!!

Beijos doces

Carolina

Nenhum comentário: