30 julho, 2016

Cheesecake e suas Caldas Especiais

Oi oi!

Cheesecake é minha sobremesa favorita sem dúvida. Talvez por eu ser alucinada por todos os derivados do leite, a combinação do cream cheese com açúcar e alguma fruta azedinha me deixa literalmente nas nuvens!

Ha alguns anos faço sempre a mesma receita que desde que fiz pela primeira vez virou minha queridinha, aliás se vocês quiser, saber qual é está aqui nesse link.

Mas semana atrás minha chefa linda me apresentou essa receita que é simplesmente perfeita e não dá xabú também, que são as minhas prediletas. Sabe quando você tem que fazer alguma sobremesa pra ontem e não tem tempo para erros e testes??? Então, essa é daquelas que você pode fazer de olhos fechados que vai ser elogiada sem dúvida nenhuma!

Continuo gostando da minha primeira receitas mas essa aqui entrou pra disputa e a briga está bem feia. 

Corre anotar no caderninho da Namaria!

Cheesecake



Ingredientes:

Base: 
200g de bolacha maizena
50g e manteiga com sal

Massa:
100g de açúcar refinado
25g de maizena
25g de manteiga sem sal derretida.
600g de creamcheese
3 ovos
30g de creme de leite fresco
1 colher de café de essência de baunilha ou sementes de meia fava
1 pitada de sal

Faz assim: Forre uma assadeira redonda pequena de fundo removível com papel manteiga. Coloque a assadeira redonda dentro de uma retangular pois iremos assar em banho maria, portanto, ja coloque a chaleira no fogo para ir esquentando a água.  Triture a bolacha maisena no processador até virar uma farofa. Junte e manteiga e bata até homogenizar tudo. Eu particularmente prefiro colocar a bolacha numa vasilha e misturar a manteiga com as mãos, assim vou sentindo a textura, mas se você não quiser, pode fazer tudo no processador mesmo. Transfira a mistura de bolachas e manteiga para a assadeira forrada e arrume direitinho com as mãos, alisando e apertando bem a massa para a base ficar bem nivelada e compacta. Reserve.
Numa tigela grande coloque a manteiga derretida, o açúcar, a maisena e o sal e mexa bem até obter uma farofa. Junte o cream cheese e misture bem com uma colher. Junte os ovos, o creme de leite e a baunilha e bata bem com um fouet (batedor de arame) até que a massa fique lisa e sem grumos. Você pode fazer todo o processo numa batedeira mas eu prefiro fazer à mão!

Despeje a massa na assadeirinha redonda já com a base de bolachas (que ja deve estar dentro da assadeira retangular) e despeje a água fervente na assadeira retangular. Coloque com cuidado no forno pré aquecido à 180°C. Cuidado para não derramar água nos pés heim!!

Asse por mais ou menos 40 minutos ou até que a massa comece a dourar ligeiramente por cima e esteja firme.

Retire do forno, retire a assadeira redonda de dentro da retangular com a água e espere esfriar!

Dica: Eu particularmente gosto de fazer o cheesecake de manhã para comer a noite sem coloca-lo na geladeira. Gosto dele bem molinho em temperatura ambiente. Mas temos que tomar cuidado com o tempo, se estiver muito calor, como a receita leva ovos e creme de leite temos que ficar atentos para não azedar. Mas ai fica a gosto de vocês!

Agora, a receita das minhas duas caldas favoritas!

Calda de Frutas Vermelhas com Balsâmico

Ingredientes:
200g de morangos
200g de mirtilos
1 xícara de açúcar demerara (ou açúcar cristal normal)
1 colher de sopa de aceto balsâmico cremoso (ou concentrado)
1/4 de xícara de água

Faz assim: Misture todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver abaixe o fogo e cozinhe em fogo brando até adiquirir a consistência de uma calda rala pois quando esfriar ela engrossará um pouco. E não queremos ela muito dura! Sirva em temperatura ambiente com o cheesecake geladinho. Eu as vezes até dou uma aquecidinha na calda no microondas para servir ela meio morna com o cheesecake gelado, dá um contraste bem legal!

Calda de Goiabada e Framboesa

Ingredientes:
200gr de goiabada em pedaços
100g de framboesas frescas ou congeladas
1/4 de xícara de água
1 anis estrelado

Faz assim: Coloque a goiabada picada numa panelinha com a água e o anis estrelado. Deixe o fogo brando e vá mexendo sempre até derreter toda a goiabada. Junte as framboesas (frescas ou congeladas) e cozinhe por uns 10 minutos em fogo bem baixo. Sirva com o cheesecake.

Esse está com a Calda de Goiabada com Framboesa

Esse está com a Calda de Frutas Vermelhas e Balsâmico

Ai gente, isso é bom demais, não aguento! Façam para a sobremesa do domingão e me contem o que acharam!

Beijinhos

Carol Biffi

Nenhum comentário: