03 julho, 2015

Batata Brava

Essa é uma daquelas receitinhas que sempre tenho na manga para ocasiões especiais e que requer medidas rápidas e boas.

A batata brava é um petisco espanhol que já vi em muitas casas por aqui e cada um faz de uma maneira diferente. Levam essa nome pois são bem picantes, servidas com molho de pimenta e alho. 

Essa é minha receita de Batata Brava que faço sempre e todos adoram aqui. Vai bem com carne, frango e mesmo só como um aperitivo. Pode ser apenas uma batata assada para quem vê mas os temperos deixam esse prato com um sabor incrível e único.

Gosto de usar a batata Asterix (casca avermelhada) ou a Baraka (são as que vem com a casca suja de terra ainda na feira, contém menos água, o que facilita a crocancia).

Não ha a necessidade mas sempre faço uma maionese de ervas pra acompanhar, mesmo se você fizer para acompanhar alguma carne. Vamos lá:

Batatas Bravas



Ingredientes:
Batatas Asterix ou Baraka: A quantidade varia pelo tanto que você vai querer fazer!
Azeite
Grãos de mostarda
Páprica picante
Sal grosso
Pimenta do reino
Alecrim seco
Alho picadinho frito

Como faz: Lave bem as batatas e corte-as no sentido do comprimento em 4 partes, com a casca. Leve cozinhar em água com sal até ficar al dente. Escorra bem e deixe esfriar. Coloque-as numa assadeira e coloque todos os temperos (menos o alho) na quantidade desejada. Regue com o azeite e misture muito bem com as mãos para que todos os pedaços fiquem completamente envolvidos. Leve assar em forno pré-aquecido a 200°C até que fiquem bem douradas. Retire do forno, coloque na travessa de servir e salpique com bastante alho frito!



Sirva imediatamente!

Maionese de ervas

Tem gente que tem muita dificuldade em fazer maionese em casa, diz que desanda e nunca faz. Se você seguir exatamente como eu explicar, não tem erro! É muito fácil e muito simples. 

Pra ser uma maionese normal, basta não colocar a erva!

Enfim, escolha a erva de sua preferencia. Nessa eu usei coentro fresco. Mas você pode usar salsinha, cebolinha ou várias. Fica a seu critério!

No liquidificador coloque: 1 ovo, 1/2 dente de alho, 1 colher de café de mostarda, sal, pimenta do reino, 1 colher de chá de suco de limão e um punhado da erva escolhida. Já deixe um pet de óleo de canola aberto do lado. Ligue o liquidificador na velocidade mais baixa e deixe bater bem pra erva ficar bem misturadinha, uns 30 segundos. Sem desligar o liquidificador, pelo buraco menor da tampa, vá adicionando o óleo em fio, até atingir a consistência desejada do molho. Assim que endurecer bem, desligue o liquidificador e transfira o molho para um potinho! Super simples!

E é isso! Essa batata fica show de bola, faz muito sucesso e é bem simples de preparar. 

Por hoje é só!

Beijinhos

Carolina

Nenhum comentário: