12 maio, 2014

Bacalhau à Brasileira

Hello Braseeeeel!

Povo da minha vida, mil perdões pelo sumiço, mas é por uma causa justíssima para mim!!

Agora faço parte da equipe EATinerante, do Chef Alex Caputo, o qual foi um fofo e um anjo na minha vida que me deu essa mega oportunidade de fazer parte de uma família gastronômica linda, unida e engraçada!! Por isso minha falta de tempo!! Mas, of course, não abandonarei o blog, ainda mais agora que me aprofundarei cada vez mais no quesito guloseimas!!

Por enquanto, até minha vida entrar nos eixos, vou fazer aqui um "Vale a Pena Comer de Novo" onde postarei receitas minhas do meu blog velhinho, o Cerejinha. Já adianto que as fotos não serão profissionais como a de agora pois na época do cerejinha, ainda não era profissional no assunto but, o que vale é o prato, então se joga que a alegria é garantida!

A receita de hoje é um prato que minha vó faz sempre e meu pai adora. É super simples e apesar de levar bacalhau, não é necessariamente cara, pois você pode usar aquele bacalhau que vem em lascas naquelas bandejinhas que tem um preço bem acessível, assim também como você pode usar um belo gadus morhua e ostentar na mesa com a família, fica a seu critério, rsss.

Batizei a receita da vó como Bacalhau à Brasileira. Sucesso garantido!

BACALHAU A BRASILEIRA

Ingredientes:
 500g de bacalhau demolhado, pré-cozido e em lascas (sem pele e sem espinhas)
1 abobrinha brasileira (pescoçuda) média
1 cebola média ralada
1 dente de alho amassado
1/2 xícara de salsa e cebolinha picadinhas
1/2 pimentão vermelho em cubinhos
1 tomate sem pele e sem sementes em cubinhos
150g de azeitonas pretas picadinhas
1/2 xícara de caldo de legumes
azeite.

Prepare a abobrinha antes: descasque, corte em 3 parte e corte-a da seguinte forma: vá dando "batidinhas" com a faca bem afiada para ir fazendo cortes verticais na volta toda de cada parte. Depois, vá cortando ela na horizontal, ela irá ficar toda em palitinho. Faça esse processo até acabar cada parte da abobrinha. Se achar muito difícil, corte em tirinhas finas. Reserve.




Faz Assim: Aqueça 1/2 xícara de azeite e refogue a cebola, o alho e o pimentão, todos juntos até a cebola murchar. Junte as lascas de bacalhau e refogue por alguns minutos. Junte a abobrinha em palitinhos e deixe fritar por alguns minutinhos. Acrescente 1/2 xícara de caldo de legumes, o sal, tampe a panela, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a abobrinha ficar bem macia. Fique de olho para que a água não seque e a panela pegue no fundo. Quando a abobrinha estiver bem molinha junte a salsinha e a cebolinha e a azeitona. Prove o sal e sirva bem quentinho, regado a azeite, com arroz branco e batatas palha.



Gente, fica muito bom, e é tão simples!! Façam que vale a pena!

Beijocas

Carolina 

Um comentário:

Maria Beatriz disse...

Parece muito bom!!
Copiando essa receita, adorei :-)