05 fevereiro, 2015

Pão Doce Integral aos 4 Grãos

E ai pessoal!!

Gente, o pão integral tem aquele incomodo de na maioria das vezes, ser duro que nem pedra e seco. E isso se deve, muitas vezes, ao fato que insistirmos em faze-lo APENAS com a farinha integral. 

Mas é fato, é necessário a presença de pelo menos 1/3 na receita de farinha branca, ela faz toda a diferença no resultado final e é primordial para um pão macio e fofo.

Essa receita da Bela Gil tem as proporções perfeitas, resulta em um pão com casquinha crocante e interior macio, bem diferente de vários pães integrais que ja tentei fazer.

Agreguei a essa receita, algumas sementes, duas dela de suma importância e de alta funcionalidade ao nosso organismo, a Linhaça Dourada, fonte de fibras, ômega 3 e lignanas. Suas fibras auxiliam no emagrecimento, moderando o apetite, e regularizam o funcionamento do intestino. Também reduz o colesterol, prevenindo contra infartos e derrames, reduz sintomas de depressão e alivia os sintomas da TPM e da menopausa e a Semente de Girassol,  fonte de vitamina E, que atua como antioxidante protegendo contra o câncer e o envelhecimento precoce. Suas fibras e boas gorduras melhoram o funcionamento do intestino. Por ser fonte de proteínas, aumenta a sensação de saciedade, ajudando no processo de emagrecimento. Também auxiliam na redução do colesterol, previnem doenças do coração, diminuem os sintomas da menopausa e ainda garantem boa disposição e menos fadiga, devido a presença de vitaminas do complexo B.

É a terceira vez que faço essa receita e essa é daquelas curingas que você tem que ter sempre por perto pra fazer quando quiser.

Fiz pequenas adaptações mas fica a seu critério!

PÃO DOCE INTEGRAL 4 GRÃOS


1 pacotinho de fermento biológico seco 10g
2 copos de farinha integral
1 1/3 copo de água morna
1 colher de sopa de Mel Orgânico Mundo Verde Seleção

- Junte esses três ingredientes, misture bem e deixe descansando com a tigela coberta por 10 minutos.

Acrescente:

1 1/2 copo de farinha de trigo branca
1/3 de copo de óleo de coco
1 colher de café de sal
1 colher de sopa de gergelim branco
1 colher de sopa de semente de girassol Mundo Verde Seleção
1 colher de sopa de amaranto
1 colher de sopa de linhaça Dourada Mundo Verde Seleção

- Misture tudo muito bem e sove por alguns minutos. Se você tiver batedeira planetária, faça todo o processo nela, bem mais simples e rápido. Coloque a massa em forma de bolo inglês. cubra com um pano e deixe descansar em algum lugar quentinho e sem vento até dobrar de volume. Asse em forno pré-aquecido a 180°C por mais ou menos 35 minutos. 

 *Se você não quiser o pão doce, não coloque o mel.
* Você pode substituir o mel por adoçante culinário na mesma proporção
* Você pode substituir o óleo de coco por ghee (manteiga clarificada) ou manteiga normal.

As sementes de Linhaça e Girassol  e o Mel Orgânico são da Mundo Verde Seleção, produtos selecionados especialmente pra vocês com alto padrão de qualidade. Para maiores informações acesse o site: Mundo Verde




Testem essa receita e me contem suas impressões!

Beijinhos

Carolina

Um comentário:

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Carol,
Esse vou experimentar, pois adoro pão integral.Meu problema em faze-lo é que sempre ficava seco.
Bj,
Lylia