21 dezembro, 2015

Rabanada Clássica - Mas com dicas Infalíveis!

Então é Nataaaaaaaaal.....

Cruzes, sem Simone, por favor!

Rabanada. Quem não conhece? Pensei bem pra postar essa receita (que nem é tão receita assim) pois acho que 99% da humanidade sabe produzir uma boa rabanada.

Mas acho bacana as técnicas e dicas variadas, pois de uma família pra outra sempre tem alguma coisinha diferente, um ingrediente inusitado e sempre bom variar o arroz e feijão, não é mesmo?!

Minha rabanada é diferente da rabanada da minha mãe que é diferente da rabanada da minha vó. Todas são incríveis mais cada uma com seu toque especial.

A Rabanada da Carol é crocante por fora, molhadinha por dentro e não leva ovo, excelente pra quem tem alergia ao redondinho!

Mas sem delongas, vamos a receita e te garanto elogios múltiplos na mesa da ceia!

RABANADA DA CAROL


Ingredientes:

4 pães francês amanhecidos
1/2 lata de leite condensado
200ml de leite 
1 colher de café de essência de baunilha (ou meia fava de baunilha)
Farinha de rosca para empanar
Açúcar e canela para banhar
1 laranja e 1 limão para as raspas



Faz Assim: Ja deixe uma frigideira alta e larga pronta com óleo suficiente para fritar as rabanadas no fogão. Corte os pães amanhecidos em fatias largas (1 pãozinho dá 4 fatias + ou -). Se você for usar a fava de baunilha, abra a fava e tire as bolinhas com a ponta de uma faca. Coloque no leite e leve a ferver. Espere esfriar completamente para usar. Se for usar a essência, basta misturar. Coloque o leite frio, a essência e o leite condensado numa tigelinha e misture bem com o batedor. Banhe cada fatia nessa mistura sem deixar encharcar muito. Basta uma molhadinha de cada lado. Reserve. Aqueça o óleo e, uma por uma, vá empanando as fatias de pão molhado na farinha de rosca e levando a fritar. Coloque umas quatro fatias de cada vez para dourar todas ao mesmo tempo. Frite até ficar bem douradinha de um lado, vire, e deixe ficar bem douradinha do outro. Escorra e coloque em uma travessa com papel absorvente. Quando todas estiverem prontas, faça uma mistura com o açúcar e a canela numa travessinha e passe as fatias de rabanada frita, dos dois lados. Vá arrumando num prato de serviço e termine com as raspas de laranja e limão. 



DICAS DA CAROL

* Muita gente faz rabanada com brioche, mas pra mim rabanada clássica tem que ser com pão francês. E se for amanhecido melhor ainda!
* Use sempre fatias grossas do pão. Isso evita de você ter uma rabanada murcha e desnutrida e resultará em fatias grossas e bonitas.
* A maioria das receitas leva ovo. Eu não uso porque não faz falta. É uma gordura a menos na sua receita e eu acho que fica mais gostosa.
* Para que ela fique crocante é essencial você empaná-la na farinha de rosca. Isso segura bem o molhadinho no centro e deixa sua rabanada durinha e bonita.
* As raspas de limão e da laranja dão o toque final. Como ela fica bem docinha, o azedinho das cascas contrasta perfeitamente!
* Experimente no lugar das bolinhas de baunilha, usar sementes de erva doce para aromatizar o leite. Já fiz e fica incrível!

E é isso pessoal. Ficarei bem feliz se vocês testarem minha versão e vierem me contar! 

Beijinhos 

Carol

Nenhum comentário: