22 fevereiro, 2016

Salada Trio de Feijões

Além de eu ser cozinheira, tenho a sorte de ter duas cunhadas que cozinham como ninguém. 

A felicidade da minha vida é quando sou convidada para um almoço na casa das cunhas. 

Suas comidas são sempre tão simples mas de um sabor e qualidade excepcionais, que tornam aqueles pratos inesquecíveis. Nunca consegui reproduzir nenhum prato delas com extrema perfeição como elas fazem, é incrível!

E uma das coisas que aprendi a comer, gostar muito e a fazer com elas é a salada de feijão. 

Nunca entendi muito bem esse prato até começar a comer nos almoços e churrascos da família do marido. Agora gosto muito!

Um prato super saboroso, simples e completo. Muito substancial e acompanha super bem diversos alimentos como carnes, salada de folhas, um arroz branquinho ou uma bela farofa.

Fiz a minha versão da salada de feijões e, mesmo não tendo ficado 100% a da cunha, ficou sensacional! Caderninho na mão!


Salada Trio de Feijões


Ingredientes:
100gr de feijão fradinho
100gr de feijão branco
100gr de feijão bolinha
100gr de bacon em cubinhos
2 dentes de alho picadinhos
1 cebola roxa cortada em cubinhos
2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
Um punhado de coentro picadinho
Azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Pimenta dedo de moça super picadinha a gosto

Faz Assim: Primeiro passo cozinhar os feijões. É importante que os grãos fiquem cozidos porém firmes! Não esqueça que o tempo varia muito se você deixar o feijão de molho de um dia para o outro. Esse tempo de cozimento que coloco aqui foi o suficiente pois deixei os grãos de molho de um dia para o outro. Cozinhe os grãos em bastante água, sal e com 2 folhas de louro. Cozinhe um tipo de feijão de cada vez pois os tempos de cozimento são diferentes. Fradinho: 15 minutos de cozimento. Branco: 20 minutos de cozimento. Bolinha (ou verde): 25 minutos de cozimento. Após esses tempos, abra a panela e veja se está cozido. Caso esteja muito duro pro seu gosto, feche a panela e cozinhe mais um pouquinho. O importante é que ele não desmanche! Escorra os grãos e reserve. 
Em uma frigideira grande e alta, frite os cubinhos de bacon. Quando estiverem quase douradinhos, acrescente o alho e a cebola. Refogue mais um pouco. Junte os feijões cozidos e tempere com sal, pimenta do reino e a pimenta dedo de moça. Regue com azeite e deixe agregar os aromas. Desligue o fogo e junte o coentro e o tomate. Misture bem e sirva logo em seguida. 

Você pode servir frio sem problema nenhum, mas quentinho fica muito mais gostoso na minha opinião!

* Dicas *

- Você pode fazer essa salada com apenas um tipo de feijão, use o de sua preferência.

- Sempre que você for abrir uma panela de pressão, nunca coloque embaixo da torneira para sair a pressão. Isso tira todo o calor da panela e se você precisar fecha-la de novo para voltar o alimento ao fogo, ela vai demorar a pegar pressão novamente. Apenas levante a válvula (prenda ela pra cima com o auxílio de uma colher) e deixe sair todo ar apenas. Se você tiver que voltar a panela ao fogo, a pressão pega quase que instantaneamente assim!

- Se você juntar farinha de mandioca nessa salada ja pronta, você terá uma incrível farofa de feijões! Experimente também, fica divino!

É isso pessoal, espero que tenham gostado e façam. Vale a pena provar!

Beijinhos

Carol Biffi

Nenhum comentário: