12 outubro, 2015

Especial Dia das Crianças - Bolinha de Queijo e Cupcakes ESPECIAIS!


EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, OLÁ CRIANÇADA!!!

Que dia feliz heim, os ramelentos todos esperando desesperadamente os presentes, que alegria!!!

Mas não esquecendo também que hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida e os pedidos do Cozinha Autoral é que ela esteja sempre por perto abençoando nossos pequenos pela vida a fora!

Enfim, vamos ao que interessa!

Eu não sei o filho de vocês, mas os meus tem uma lombriga imensa no panceps. Os fofos sentem fome o dia inteiro, principalmente o Pedro, que foi carinhosamente apelidado aqui em casa de boca nervosa!

E eu saber cozinhar é um martírio porque imaginem o ser o dia inteiro atras de mim pedindo alimentos!!

Mas hoje eles merecem, não é mesmo! Escolhi duas receitas super fáceis mas muito saborosas, escolhidas pelos meus pequenos, pois eles amam e tenho certeza que os pequenos de vocês também vão amar!!

A primeira é uma Bolinha de Queijo que apelidei carinhosamente de Mineirinha pois é feita com polvilho doce e fica com o interior oco como um pãozinho de queijo, e o sabor é bem característico.

A segunda é um Cupcake com sabor de Bolinho de Chuva, massa extremamente fofinha e com a Ganache de Doce de Leite feita com chocolate branco que fica um desbunde!!

Bora mamães se aventurar na cozinha para os filhotes!! 

BOLINHA DE QUEIJO MINEIRINHA





Ingredientes:
1/2 quilo de queijo meia cura ralado fino
3 ovos ligeiramente batidos
1 pitada de sal
6 colheres de sopa de polvilho doce
1 colher de sopa de fermento em pó
1 colher de sopa rasa de orégano

Recheio:
Quadradinhos de mussarela
Tomatinhos Sweet Grape (ou cereja) cortados ao meio e sem semente.

Farinha de Rosca para empanar

Faz Assim: Numa tigela misture todos os ingredientes e amasse até obter uma massa homogênea. Cubra com filme plástico e deixe descansar por uma hora na geladeira.



IMPORTANTE: O tomate solta muita água, e isso pode umedecer sua bolinha. Corte os tomatinhos ao meio, lave bem tirando as sementinhas com ajuda de um palito de dente, e deixe sobre papel toalha virado com o corte pra baixo, para que escorra e absorva toda a água que sairá do tomatinho. Isso ajuda a você usá-lo bem sequinho!




Unte as mãos com óleo. Com a massa, faça pequenas bolinhas e abra com as mãos. Coloque uma metadinha do tomate e um quadradinho de queijo. Feche a bolinha, enrole vedando bem e passe pela farinha de rosca. Faça todas as bolinhas assim. Frite em óleo bem quente até dourar. Escorra e divirta-se!!




DICAS: O recheio fica a seu critério, pode usar qualquer tipo de queijo ou o que sua imaginação mandar. E pode até não colocar nada, fica gostosa do mesmo jeito!!

CUPCAKE "BOLINHO DE CHUVA" COM GANACHE DE DOCE DE LEITE



Ingredientes:
Massa

3 ovos separados em claras e gemas (220 g);

6 colheres de sopa de margarina sem sal (75 g);
1 ¼ xícara de chá de açúcar (225 g);
¾ xícara de chá de buttermilk* (180 g);
1 colher de sopa rasa de essência de baunilha (9 g);
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo (180 g);
1 colher de sopa de canela em pó (3 g);
1 colher de sopa de fermento químico (11 g).



Cobertura
350g de chocolate branco picado


100ml de creme de leite fresco ou UHT

1 lata de doce de leite (400 g);
açúcar e canela em pó para polvilhar a gosto.



*Buttermilk: Misture 1 colher de sopa de vinagre branco no leite e deixe descansar por 10 minutos.




Faz Assim: Na batedeira, leve as claras para bater em ponto de neve e reserve. Com a batedeira na velocidade alta, leve as gemas, a margarina e o açúcar para bater até que o creme fique claro. Abaixe a velocidade, acrescente o buttermilk, a essência, a canela e bata até ficar bem homogêneo. Desligue, adicione a farinha de trigo e misture. Delicadamente, acrescente o fermento e as claras e misture com um batedor apenas para homogenizar. Coloque a massa em forminhas de cupcake (1/3 da forma) e leve para assar, em forno preaquecido, à temperatura de 180 ºC, por 25 minutos. Retire do forno e espere esfriar.



Cobertura
Derreta o chocolate branco com o creme de leite em forno de micro-ondas, de 30 em 30 segundos para não ter perigo de cozinhar o chocolate. Misture bem. Acrescente o doce de leite e misture até tudo ficar bem encorporado. Leve a geladeira por 5 minutos e retire pra ver a consistência. Deve ficar em ponto para pitangar. Se em 5 minutos ainda estiver mole, leve por mais 5 a geladeira. E coloque de 5 em 5, se necessário, até adiquirir a consistência necessária para o bico.

Coloque a mistura em saco de confeitar com bico pitanga e decore os cupcakes a seu gosto.
Finalize polvilhando a misturinha de açúcar com canela. Show de bola!!








Te garanto que as crias irão amar essas gordices (e você também, claro!!)

E isso pessoal, espero que tenham gostado dessas receitas especiais para seus pimpolhos!!

Beijinhos doce

Carolina

Nenhum comentário: