22 janeiro, 2015

Falso Molho de Tomate - Com Beterraba e Cenoura

Oi gente!!

Dando sequência a minha nova vida, de refeições leves e naturais, hoje vim ensinar esse "falso molho" de tomate, feito com beterraba e cenoura, receitinha do livro da Bela Gil.

Explicação da Bela para o não uso contínuo do tomate: O Tomate pertence a família das solanáceas e contém substâncias tóxicas como a solanina, um alcaloide que, se consumido por longo prazo, pode promover inflamações e degeneração nas articulações em pessoas geneticamente suscetíveis a esses problemas.Na alimentação ayurvédica e na macrobiótica, o tomate é sempre descartado do dia a dia e o segredo para um molho super bacana é juntar o laranja da cenoura com o vermelho da beterraba e claro, o manjericão fresco, o ingrediente chave!!

Bom, eu adoro tomate mas é sempre bom ficarmos atentos a tudo que pode nos prejudicar de alguma maneira a longo prazo, e não custa nada dar uma maneirada né!! 

Esse molho fica bacanudo e super saboroso, Não espere sentir gosto de tomate, óbvio, abra sua mente para um sabor diferente porém, muito bom!

Faça o teste e comprove!!

MOLHO DE CENOURA, BETERRABA E MANJERICÃO



Ingredientes:

2 colheres de sopa de azeite de oliva
3 cenouras, descascadas e cortadas em pedaços médios
½ beterraba grande, descascada e cortada em pedaços médios
½ cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher de chá de vinagre de maçã ou de arroz
2 colheres de sopa shoyu
3 copos de água
1 colher de sobremesa de orégano seco
1 folha de louro
1 pitada de noz-moscada
2-3 colheres de chá sal marinho
½ xícara manjericão fresco picado + 1/4 de xícara para o final

Faz Assim: Aqueça o azeite em uma panela de fundo grosso em fogo médio. Adicione a cebola e o alho e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 5 minutos, até que as cebolas fiquem translúcidas. Adicione a cenoura, a beterraba, a água, o orégano, a folha de louro, sal, manjericão e tampe a panela. Deixe ferver. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 30 minutos, até que os vegetais estejam bem macios. Bata a mistura com um misturador vertical ou um misturador habitual e ajuste o tempero se necessário. Adicione a outra metade do manjericão picado e leve ou fogo por mais 5 minutos e sirva. E claro, use com uma bela massa integral!!

Fácil, fácil meninas! Façam o teste e me contem! Eu curti de verdade!!

Beijokas

Carol

Nenhum comentário: