21 julho, 2014

Doce de Banana Madura e Especiarias

Sabe quando você olha na sua fruteira e vê aquela penca de bananas já pretinhas, pretinhas e bem molenga??

Qual sua primeira ideia? Jogar fora?? Opa, claro que não!

A banana já extremamente madura não é bacana para grelhar nem fazer a milanesa pois fica muito, muito mole e as vezes quebra e nem fica redondinha.

Mas, nada que um belo docinho não resolva!

Sempre faço doce de bananas quando chegam a esse ponto (não sobra muito, mas as vezes acontece) mas faço sempre com açúcar normal. Dessa vez optei pelo mascavo e ficou show de bola.

Olha que fácil!!

DOCE DE BANANA MADURA E ESPECIARIAS


6 bananas nanicas super maduras (com a casca bem pretinha)
1 colher rasa de sopa de manteiga
1 colher de café de mel
1/2 xícara de açúcar mascavo
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cravo
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de café de essência de baunilha
50 ml de água

FAZ ASSIM: Corte as bananas em rodelas, o legal desse doce e ter os pedacinhos da banana no meio do doce. Numa frigideira antiaderente derreta a manteiga com o mel. Junte a banana e frite por uns 2 minutos. Junte todos os outros ingredientes, baixe o fogo e cozinhe até dar o ponto do doce. O meu levou uns 10 minutos, tem que ficar numa consistência grossa, porém cremoso e as bananas ainda em pedacinhos. Mas mexa sempre durante o processo pra não grudar na frigideira.


Olha lá heim, sem desculpas pra jogar as bananas fora agora! Vai bem no pãozinho francês, torradas e queijo branco. Ou puro mesmo, delícia de sobremesa! Experimente com sorvete de creme!!

E é isso amores, vou ficando por aqui hoje!

Beijinhos

Carolina

2 comentários:

Gelia disse...

Oi Carol, levando a receitinha, la em casa é raro banana amadurecer, pois é uma das minhas frutas preferidas, mas um docinho assim vai bem né.

bjs

Gélia

Verena Buschinelli disse...

Carol,
que maravilha! Amo doce de banana e há algum tempo estou com vontade de fazer...mas não tinha banana no ponto! Agora há três na hora de virar doce...vou fazer só com essas três mesmo...diminuindo os outros ingredientes...valeu pela dica! Especiarias com certeza dão um toque muito especial, imagino o cardamomo!!! Um beijo grande!
Verena