16 outubro, 2013

Maxixe - Já provou??

Olá pessoas lindas!!

Alguem ai já comeu maxixe?? Eu sim e adoro!!

Mas o que é o maxixe Carol??

O maxixe é uma cucurbitácea de origem africana. Foi trazida pelos negros banto para a América e introduzida no Brasil. É uma planta rasteira, de frutos verdes comestíveis, riquíssima em Zinco e com espinhos moles em seu exterior.
No Brasil, é largamente consumido nas regiões nordeste e norte na culinária popular. São comuns os ensopados, as muquecas e cozidos. Pode ser também recheado, como na culinária de origem árabe. De acordo com o livro "Lost crops of Africa", as folhas são comestíveis. Elas podem ser colhidas em qualquer tamanho mas as pequenas são mais tenras. As folhas do maxixe constituem a maior parte da biomassa da planta e o seu aproveitamento é de grande interesse econômico e nutricional, uma vez que se está convertendo em alimento uma parte da planta, rica em clorofila (o sangue verde das plantas), nutrientes e fibras que, de modo geral, seriam descartados. A folha do maxixe refogada tem sabor similar ao do espinafre mas a sua consistência é menos lisa, deixando na boca uma leve e agradável sensação de ardência similar ao do jambu da Amazônia. Caso se deseje eliminar esse efeito as folhas devem ser cozidas a vapor por 10 a 15 minutos ou refogadas por cerca de 10 minutos. Também podem ser utilizadas folhas jovens por serem mais tenras. As folhas cozidas a vapor ou refogadas podem ser comidas como salada ou utilizada como recheio de massas como pastel e calzone ou ainda para se fazer quiches. As folhas ainda podem ser adicionadas a sopas e caldos. As folhas de maxixe podem substituir a couve no suco de clorofila, sendo batidas no liquidificador com maçã para se extrair esse riquíssimo composto orgânico.

Mas como podemos preparar o maxixe Carol?

Refogado. A maneira mais simples porém deliciosa de se preparar essa delicinha nordestina. E ela que vou ensinar agora. Corre pra feira mulher!!!

Maxixe Refogado


Lave muito bem os maxixes e com uma faquinha raspe delicadamente os espinhos, só para tira-los delicadamente. Corte-os ao meio e coloque numa panela grande com água e um caldo de legumes. Leve cozinhar até ficar bem macio. No meu fogão leva uns 15 minutos, mas vá verificando com um garfo quando ele estiver macio. Mas não desmanchando heim, preste atenção. Escorra os maxixes e reserve. Numa frigideira grande coloque bastante azeite e alho picadinho a gosto. Eu gosto de muito alho!! Deixe o alho fritar até ficar douradinho, mas cuidado pra não fritar demais pois alho queimado amarga o prato!! Junte os maxixes escorridos e misture delicadamente. Acrescente sal a gosto e muita salsinha picada. Sirva num prato bem bonito!!


Fica muito bom!!

O maxixe não é muito comum de achar em qualquer lugar, mas na maioria das vezes encontro nas feiras livre. Vale a pena experimenta-lo. Vamos lá, coragem meninas!!

Beijocas

Carolina