23 março, 2015

Manteiga Composta - Compound Butter

Se tem um cheiro, um aroma que me lembra muito, mas muito minha escola de cozinha Wilma Kovesi, é o cheirinho de manteiga. Quando ela aquece e começa a soltar aquele aroma peculiar, na hora me vem a imagem das minhas aulas, dos meus mestres, dos meus feitos. É umas das lembranças mais gostosas que tenho da época que estudava gastronomia.

E aprendi lá essa tal de Manteiga Composta, que nada mais é do que uma bela manteiga de qualidade condimentada com o que a sua imaginação mandar!

Extremamente fácil e rápido de executar, uma mão na roda ter vários rolinhos no freezer para você das sabor aos mais variados pratos e um lindo e diferente presente para quem gosta de cozinhar como nós!

Hoje vou ensinar a vocês com fazer, a montagem e como armazenar. Escolhi três misturas diferentes, as que mais faço, Mas saiba que você pode colocar o que quiser, até frutas! No final do post vou colocar algumas sugestões extras de misturinhas deliciosas!

Olha que coisa mais fácil e você nem sabia!

MANTEIGA COMPOSTA



A Manteiga - Use uma manteiga de qualidade (margarina nunca!), isso fará toda diferença no resultado final. Aqui usei a Elle&Vire, manteiga francesa importada pela AllFood Importadora. Em relação aos ingredientes, não tem uma quantidade exata, vai do gosto de cada um. Use o que achar necessário. Para cada sabor de manteiga, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

De Ervas:
- Lemon Pepper
- Salsa fresca picada
- Coentro fresco picado
- Cebolinha fresca picada
- Orégano fresco picado
- Tomilho seco
- Uma pitada de flor de sal



Picante:
- Páprica doce
- Alho amassadinho
- Pimenta rosa
- Molho tártaro desidratado
- Uma pitada de flor de sal




Oriental:
- Grãos de mostarda
- Gotas de óleo de Gergelim
- Gersal
- Kummel
- Zathar




Montagem:

A manteiga tem que estar em consistência de pomada, bem molinha. Coloque a manteiga numa tigela e junte todos os ingredientes. Misture muito bem com uma colher. Estique um pedaço grande de filmpack sobre uma tábua de madeira e coloque a manteiga misturada de comprido. Deixe um bom pedaço de sobra de filmpack nas pontas. Vá enrolando, como um rocambole, enrolando bem nas pontinhas, como um bombom. Deixe bem redondinho e comprimida. Eu não fiz nas minhas pois ja estou acostumada e sei qual é qual mas é bacana que você coloque etiquetas com o nome dos ingredientes de cada uma. Leve ao freezer e deixe endurecer. 


Quando quiser usar, é sé pegar do freezer e cortar em rodelas, com o plástico mesmo! Muito prático e você pode usar em mil preparações, grelhar carnes, filé de frango, omeletes, batatas, colocar um rodela em cima da pipoca quentinha. Use onde sua imaginação mandar!
Segue algumas sugestões de combinações que ficam muito boas também:
- Shitake e Estragão
- Limão e Lavanda
- Mel e mostarda
- Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
- Mistura de pimentas (dedo de moça, de cheiro, de bode, biquinho, chiplote)
- Manjericão e pinoles
- Frutas

Use sua criatividade, até manteigas doces você pode produzir!

Reuni algumas idéias bacanas que vi no Pinterest pra você presentear seus amigos com essas delícias!






Todas as fotos dos presentes via Pinterest

Onde encontrar:

- A Manteiga Elle&Vire pode ser encontrada em grandes empórios ou supermercados.
- As ervas secas, todas são do Empório A Casa Encantada

Então meninas, façam suas manteiguinhas!!

Espero que tenham gostado!

Beijinhos

Carolina


16 março, 2015

Torta de Pêras


Sinceramente, nós aqui não temos o hábito de fazer tortas doce para sobremesa. É um prato que não nos apetece muito. 
Dias desse estava com a fruteira cheia de peras ja ha alguns dias e que precisavam ser usadas logo senão teriam um trágico desfecho. E a primeira coisa que me veio a mente foi bem uma torta. 
Fiz algumas pesquisas pela net pois como não tenho o costume de fazer, não tinha nenhuma receita de prontidão.
Eis que o resultado foi surpreendente. A massa ficou incrível, macia e ao mesmo tempo crocante no ponto e o recheio um caso a parte. 
E logo ja virou receita do meu caderno especial, acho que vai entrar para o Hall das preferidas!

Experimentem, façam sem medo, mesmo que não curta muito tortas doces e peras. Você vai se surpreender como eu!! 

TORTA DE PERAS

Massa:
360g de farinha de trigo
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
11/4 de xícara de manteiga sem sal gelada
3/4 de xícara de água gelada.

Faz assim: Misture a farinha, o sal e o açúcar. Junte a manteiga gelada em pedacinhos e misture bem com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina, sem grumos. Adicione a água aos pouquinhos e vá misturando bem, até adquirir uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Talvez você não use toda a água, não ponha tudo de uma vez. Faça uma bola e envolva em filme plástico. Leve a geladeira por algumas horas ou de um dia pro outro.

Recheio:
6 a 8 peras maduras
1 colher de chá de canela
2 colheres de chá de amido de milho
2/3 de xícara de açúcar mascavo
1/4 de xícara de manteiga
1 colher de chá de sumo de limão

Faz assim: Descasque as peras e corte-as ao meio, e cada metade ao meio. Corte as metades em fatias finas. Numa tigela, misture as peras com a canela e o amido de milho. Envolva bem com as mãos todas as fatias. Numa panela, coloque o açúcar mascavo com a manteiga e espere derreter. Junte as peras, o suco de limão e cozinhe em fogo brando até a calda engrossar e as peras estarem macias. Mais ou menos uns 20 a 25 min. Espere esfriar.

Montagem: Divida a masa em 3 partes. Use duas para forrar o fundo da assadeira e uma para cobrir a torta. Forre o fundo de uma assadeira especial para torta, modelando bem a massa com as mãos. Coloque o recheio e cubra com o restante da massa, decorando da maneira de quiser. O importante é que você faça cortes na parte de cima da massa para que o vapor saia. Pincele com gema e polvilhe açúcar cristal. Leve assar em forno pré-aquecido à 220°C por 15 minutos e após esse tempo, diminua o forno para 180°C e asse por mais uns 20, 25 minutos, até a  massa estar bem douradinha. Retire do forno e deixe esfriar uns 10 minutos para o recheio firmar um pouco.

Sirva sozinha ou com um belo sorvete de creme!



Gente, é muito, mas muito boa! Façam e me contem!!

Beijokas

Carolina

11 março, 2015

Conceição Bem Casados e Diletto. Uma União Feliz!



Evolução de um antigo costume, o de presentear os convidados dos noivos com um pedaço de bolo, o tradicional Bem Casado ganha agora uma deliciosa versão picolé.

A Conceição Bem Casados associou-se a Diletto para desenvolver um exclusivo gelato cremoso e com toda textura dos tradicionais Bem Casados da casa. O novo sabor é produzido a partir da receita original - e secreta - de Dona Conceição, há mais de 50 anos um ícone da confeitaria brasileira. A novidade utiliza o próprio bem casado como ingrediente principal, somado a tradicional cremosidade e leveza dos sorvetes Premium Diletto. O delicioso picolé deixará noivas, noivos, madrinhas, padrinhos, convidados, e até o padre, felizes para sempre!

Serviço: O picolé será disponibilizado pela Conceição Bem casados para casamentos, eventos e em sua loja no FoodHall do Shopping Cidade Jardim. O gelato também poderá ser encontrado na Flagship Diletto, na Alameda Lorena, 1969, São Paulo.

O My Flavors esteve presente neste super lançamento e teve a honra de provar em primeira mão esta delícia!! Sensacional! Confira alguns cliques do evento!





















Mais informações sobre a Diletto AQUI

Mais informações sobre a Conceição Bem Casados AQUI

Flagship Diletto - Alameda Lorena, 1969 - Jardins - SP/SP 

Conceição Bem Casados - Avenida Sabiá, 202 - Moema - SP/SP

Carolina